Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Auditorias

Auditoria Interna

por Brasil publicado 04/06/2013 09h58, última modificação 14/09/2017 09h46

 A Unidade de Auditoria Interna do IFPE, criada pela Resolução CONSUP nº 01/2009, é um órgão técnico de controle interno, vinculado ao Conselho Superior do IFPE. É o órgão responsável por fortalecer a gestão e racionalizar as ações de controle (art. 14, caput, do Decreto nº 3.591/2000).

O principal serviço da Unidade de Auditoria Interna do IFPE é o assessoramento a gestão no desempenho de suas funções e nos limites de suas responsabilidades, através do exame e da avaliação da:

  • adequação e eficácia dos controles internos implementados pela gestão;
  • integridade e confiabilidade das informações e registros;
  • integridade e confiabilidade dos sistemas estabelecidos para assegurar a observância das políticas, metas, planos, procedimentos, leis, normas e regulamentos e da sua efetiva utilização;
  • eficiência, eficácia, economicidade, efetividade e legalidade na gestão pública; e
  • compatibilidade das ações programas com os objetivos definidos nos planos e orçamentos.

 

O assessoramento ocorre de várias formas: participações em reuniões (não para decidir, mas para opinar acerca dos riscos das decisões tomadas), elaboração de Relatórios, Notas de Auditoria, Notas Técnicas etc.

Além do assessoramento, a Unidade de Auditoria Interna é responsável por racionalizar as ações de controle, quando da realização de exames de auditagem e/ou monitoramento, com o posterior encaminhamento dos resultados obtidos ao Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Também atua no apoio aos trabalhos demandados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério Público Federal (MPF).

 

Etapas para o processamento dos serviços

Os serviços oferecidos pela Unidade de Auditoria Interna do IFPE estão consignados em documento formal, denominado Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT).

O PAINT é um documento com vigência anual, cujo o desenvolvimento depende do encaminhamento prévio para análise do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, até o último dia útil do mês de outubro do exercício anterior ao de sua execução, e da aprovação do Conselho Superior do IFPE até o último dia útil do mês de dezembro do ano anterior ao de sua execução (Instrução Normativa CGU nº 24/2015, arts. 5º e 7º).

Em síntese, todas as ações da Unidade de Auditoria Interna IFPE estão previstas no PAINT do exercício. A exceção ocorre quando do surgimento de demandas específicas do Conselho Superior do IFPE, CGU, TCU ou MPF.

 O encerramento das ações ocorre com a apresentação do Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT), onde estão consolidados todos os trabalhos da Unidade de Auditoria Interna desenvolvidos ao longo do ano. O RAINT é disponibilizado ao Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União até o último dia útil de fevereiro de cada ano, após a apreciação pelo Conselho Superior do IFPE (Instrução Normativa CGU nº 24/2015, art. 16).


Transparência das ações (formas de acesso)

Os trabalhos produzidos pela Unidade de Auditoria Interna do IFPE podem ser consultados por qualquer cidadão, após finalizados, por meio de solicitação presencial ou através do acesso ao seguinte endereço eletrônico: http://www.ifpe.edu.br/acesso-a-informacao/auditorias/relatorios-de-atividades-1>.

 Através do acesso ao endereço <http://www.ifpe.edu.br/acesso-a-informacao/auditorias>, é possível o cidadão consultar, também, outras informações relacionadas às atividades de Auditoria no âmbito do IFPE, tais como: Planejamento das ações de Auditoria Interna; Processos de Contas, Legislação etc.