Você está aqui: Página Inicial > Campus > Abreu e Lima > Notícias > DAE lança ciclo de palestras itinerantes para estudantes

Notícias

DAE lança ciclo de palestras itinerantes para estudantes

Primeiro evento acontece dia 20/06 em Recife e é voltado para estudantes da Região Metropolitana. Demais campi serão contemplados com outras palestras no segundo semestre
por Ascom publicado: 19/06/2017 14h59 última modificação: 19/06/2017 15h01

Com o objetivo de suscitar um espaço de diálogo, debate e socialização de experiências, a Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) criou o projeto (In)Formação DAE. A proposta consiste num ciclo permanente de palestras itinerantes nos campi do IFPE.

O primeiro evento acontecerá dia 20 de junho no auditório do Campus Recife e discutirá “Juventude, Infância e a Emergência de Jogos Adoecidos: a série ‘13 Reasons Why’ e o ‘Jogo Baleia Azul’ em debate no IFPE”.  A palestra começará às 14h e será ministrada pelo representante da Cátedra UNESCO de Leitura em Pernambuco e coordenador do grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Hugo Monteiro Ferreira.

Já no dia 15 de agosto, o chefe da Comunicação Social da Polícia Federal de Pernambuco, Giovani  Santoro, falará sobre “Cibercrime; como se proteger”. Nesses primeiros momentos, as vagas serão reservadas a estudantes dos campi da Região Metropolitana do Recife (RMR). Os interessados devem procurar a Assistência Estudantil do seu respectivo campus, que é o setor responsável pela escolha e transporte dos representantes. Os públicos dos demais campi do Instituto serão contemplados posteriormente com outras palestras e também terão acesso às discussões através de vídeos.

“Esse material será gravado e disponibilizado às equipes do Agreste, Mata Sul e Sertão, como mais um subsídio para o trabalho interno em cada campus. O mesmo acontecerá, quando realizarmos as palestras nesses espaços. Nosso objetivo é sempre socializar o conteúdo com toda comunidade acadêmica”, destaca a Diretora de Assistência Estudantil do IFPE, Velda Martins.

Voltada ao público discente, a iniciativa visa a formação continuada de alunas e alunos a partir de temas que envolvem o cotidiano e a própria necessidade de instrução e conhecimento.  “Esse projeto é uma resposta da DAE ao programa e planejamento da Reitoria do IFPE no que diz respeito ao diálogo permanente com os estudantes. Fizemos um levantamento com todos os campi sobre as necessidades temáticas que as equipes multiprofissionais julgaram pertinentes discutir com os estudantes”, explica o professor Lucas Dantas, responsável pela formação continuada na DAE. 

Canal da Assistência Estudantil - Durante a programação do dia 20 de junho, também será lançado o “Fale com a Assistência Estudantil”, um canal direto da DAE. Através da rede social do WhatsApp, alunas e alunos do IFPE poderão tirar dúvidas, fazer críticas e sugestões das 8h às 12h e das 13h às 17h.