Início do conteúdo

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia agita campi do IFPE

Nesta 17ª edição, evento toma forma virtual e oferece extensa programação aberta ao público


A 17ª edição Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT agita a semana em diversos campi do IFPE. Com o tema ‘Inteligência Artificial: A nova fronteira da ciência brasileira’, o evento ganhou forma virtual, por conta da pandemia do COVID-19. Palestras, minicursos, oficinas, workshops, exposições virtuais e apresentações culturais são alguns dos atrativos da programação que é totalmente gratuita e aberta ao público. O objetivo da SNCT é o mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas.

No Campus Recife serão debatidas as perspectivas e abordagens inseridas na temática do evento. Uma série de sete palestras com profissionais de diferentes áreas será transmitida ao vivo através do YouTube pelo canal Acom – IFPE – Campus RecifeA primeira delas ocorre nesta quarta-feira (21), às 13h, com a cientista de dados do Itau e professora da Insper (SP), Nathalia Demetrio, com o tema “A saga do Unicórnio: Entendendo e otimizando um workflow de ciência de dados”. O objetivo é explicar a ciência de dados, descrevendo peculiaridades, dando dicas, e esclarecendo o que é o “Unicórnio dos Dados”. No mesmo dia, às 17h a Semana recebe a palestra “Inteligência Artificial em nosso dia a dia e o que fazemos daqui para o mundo”, ministrada pelo integrante do Centro de Estudo e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), João Paulo Magalhães.

Além das palestras,  o Campus Recife apresentará  330 trabalhos acadêmicos e cerca de 120 atividades como oficinas, workshops e mesas-redondas.

No Campus Garanhuns, a programação é composta por palestras, roda de diálogo, exposição de banners virtuais, apresentações culturais, debate, videoarte, além da sexta edição do Show de Talentos do Campus . As inscrições para acompanhamento das atividades e recebimento de certificado de participação devem ser realizadas no site oficial do evento, até esta quarta (21). Confira a programação completa.

No Campus Caruaru, o evento começa nesta quarta-feira (21) e segue até o sábado (24). Entre os temas abordados, estão as oportunidades de pesquisa e inovação no contexto da Economia 4.0, além de diversas palestras sobre o impacto da inteligência artificial nas democracias, no ser humano e na educação. Benefícios e riscos da temática serão debatidos. As inscrições podem ser feitas aqui.

A SNCT do Campus Afogados da Ingazeira será de 27 a 29 de outubro. As palestras e minicursos são abertas a qualquer pessoa interessada. Os participantes terão direito a certificado.  As inscrições podem ser feitas pelo site do evento

Fim do conteúdo