Você está aqui: Página Inicial > Campus > Barreiros > O Campus

O Campus

por Hugo Ferreira publicado 05/10/2015 18h03, última modificação 06/01/2016 15h36

 Vista - Campus Barreiros

Localizado na Zona da Mata Sul de Pernambuco, numa área de 430 hectares, a 110 Km da capital, o Campus Barreiros é um dos maiores e mais antigos do IFPE, com mais de 90 anos de história.  Por estar situado numa região com alto número de assentamentos de reforma agrária, busca atender uma demanda na área de Recursos Naturais, principalmente em relação à agricultura familiar. Além disso, por ser uma área turística, devido à proximidade ao litoral sul de Pernambuco e ao litoral norte de Alagoas, a região também vive uma busca por serviços de hospedagem e de produção alimentícia.

Assim, apesar de ser de origem agrícola, o Campus Barreiros oferece, hoje, cursos de diferentes eixos tecnológicos: Recursos Naturais; Produção Alimentícia; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Produção Cultural e Design; Informação e Comunicação; Química e Educação.

Entre técnicos, superiores e qualificação profissional para Jovens e Adultos, o campus oferta, ao todo, 10 cursos: Técnico em Agropecuária e Técnico em Alimentos, ambos integrados ao Ensino Médio; Técnico em Hospedagem e Técnico em Instrumento Musical, na modalidade subsequente; as Qualificações Profissionais (Proeja) em Operador de Computador, em Auxiliar Técnico em Agropecuária, em Agricultor Familiar e em Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças. E, desde 2011, oferece dois cursos superiores, que foram recém-avaliados e reconhecidos pelo MEC: Licenciatura em Química e Tecnologia em Agroecologia, uma referência no estado de Pernambuco hoje.

Atualmente, o Campus Barreiros tem 1000 estudantes, 180 leitos nos alojamentos masculino e feminino, 25 salas de aula, 80 professores, refeitório, enfermaria, biblioteca, 8 laboratórios, além de 7 Unidades Educativas de Produção (UEP), que reproduzem, numa pequena escala, as atividades realizadas numa fazenda, como apicultura, avicultura, bovinocultura, caprino-ovinocultura,  suinocultura, horta e fruticultura.

Além do ensino de referência na região, o campus possui 17 grupos de pesquisa, com 20 projetos em andamento, desenvolvidos por 20 estudantes bolsistas e 45 professores-pesquisadores. Já na extensão, são 23 estudantes bolsistas envolvidos em 12 projetos extensionistas, que prestam cursos e assessoria técnica a comunidades locais, pequenos produtores rurais, cooperativas e associações, além de parceria com cerca de 100 empresas privadas e instituições públicas.

Endereço:

Fazenda Sapé, S/N - Zona Rural - Barreiros/PE - CEP: 55560-000

O acesso rodoviário se dá via PE 60 e BR 101.