Você está aqui: Página Inicial > Campus > Belo Jardim > Notícias > Neabi do Campus Belo Jardim lança grupo de leitura sobre autores negros

Notícias

Neabi do Campus Belo Jardim lança grupo de leitura sobre autores negros

Encontros acontecerão todas as quartas-feiras, na sede da Secretaria Municipal de Juventude e Trabalho de Belo Jardim
por publicado: 22/03/2018 15h26 última modificação: 23/03/2018 12h49

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFPE Campus Belo Jardim promove, no dia quatro de abril, às 15h30, da Secretaria Municipal de Juventude e Trabalho de Belo Jardim, o lançamento do grupo de Leituras e Conversas Nena Marinho, que tem como objetivo discutir produções autorais de escritores negros e demais obras que abordem a temática da identidade negra, nas suas mais diversas áreas e linguagens.

O grupo traz a proposta de promover encontros semanais na sede da secretaria, todas as quartas-feiras, a partir do dia do lançamento, no horário das 15h30 às 17h, e  tem como público-alvo qualquer pessoa da comunidade que tenha interesse sobre questões relacionadas à negritude.

O nome do projeto homenageia a educadora social Nena Marinho, famosa militante belo-jardinense de causas raciais e de gênero, falecida no ano de 2017. 

Segundo o presidente do NEABI do IFPE Belo Jardim, Jandson Ferreira, a ideia de criar o grupo surgiu por ocasião da semana que se comemorou o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. A intenção é que os encontros sejam autogeridos pelos próprios membros. "Os participantes poderão trazer a leitura que julgarem pertinentes para os debates. Desta forma, estaremos garantindo a participação tanto do doutor da áreas de humanas quanto do sujeito que não teve acesso à instrução formal", comentou Jandson.

O grupo de Leituras e Conversas Nena Marinho surge como deliberação da Primeira Audiência Pública de Igualdade Racial do Município de Belo jardim, que aconteceu no último mês de novembro, no Miniauditório do Campus Belo Jardim, como parte da programação do I Ciclo de debates NEABI, evento promovido pela Secretaria Municipal de Juventude e Trabalho.

Na ocasião do lançamento do grupo , a Coordenação de Políticas Inclusivas da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) também promoverá uma reunião dos NEABIs de todos os campi do Instituto, com intuito de alinhar as ações conjuntas.