Você está aqui: Página Inicial > Campus > Cabo > O Campus

O Campus

por Hugo Ferreira publicado 05/10/2015 18h03, última modificação 05/09/2016 14h47

O IFPE - Campus Cabo de Santo Agostinho, assim como os campi Abreu e Lima, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares e Paulista, faz parte da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, instituída pela Lei Federal nº 11.195/2005.

Como planejamento estratégico para atender melhor a demanda local, o IFPE fez, através de uma consultoria, o levantamento prévio das necessidades do mercado local, além de uma consulta pública para saber os cursos de interesse da comunidade.

No dia 7 de outubro de 2013, o Campus recebeu autorização para funcionamento através da portaria nº 993/2013 do Ministério da Educação e iniciou suas atividades no dia 14 de outubro do mesmo ano com a oferta do curso Técnico em Hospedagem para a primeira turma do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Ao longo do primeiro ano de funcionamento, o Campus também ofereceu cursos de Auxiliar de Cozinha e de Organização de Eventos, ambos na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). Foi no dia 14 de outubro de 2014 a realização da aula inaugural das primeiras turmas regulares dos cursos técnicos subsequentes em Logística e Meio Ambiente, formada por 144 estudantes.

O Campus Cabo, atualmente, funciona em sua sede provisória, localizada na faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho (FACHUCA). A sede definitiva será construída numa área de 13,7 hectares na cidade planejada Convida, que contará com um polo empresarial e educacional para atender toda a região. Com a mudança para a nova sede, o Campus Cabo também passará a oferecer o curso Técnico em Meio Ambiente.