Você está aqui: Página Inicial > Campus > Pesqueira > Notícias > Abril Indígena acontece entre os dias 16 e 17 de abril no Campus Pesqueira

Notícias

Abril Indígena acontece entre os dias 16 e 17 de abril no Campus Pesqueira

Uma programação especial está prevista com direito a toré, mesa redonda, cine debate, mostra de produção interétnicas; exposição; oficina de artesanato e pintura corporal.
por publicado: 11/04/2018 14h16 última modificação: 11/04/2018 16h25

O IFPE Campus Pesqueira é a instituição que mais acolhe estudantes indígenas do Brasil, segundo dados do MEC. Pesando nisso, em comemoração ao dia nacional do índio que se comemora no dia 19, o Campus Pesqueira, por meio da Coordenação de Políticas Inclusivas, elaborou uma programação especial com direito a toré, mesa redonda, cine debate, mostra de produção interétnicas; exposição; oficina de artesanato e pintura corporal.

A programação está prevista para os dias 16 e 17 de abril. A abertura ocorrerá às 14h, com o Toré (dança sagrada) com integrantes da tribo de Cimbres e Ororubá. Às 14h 30 min, haverá mesa redonda sobre o tema “Povo Xukuru: Lutas, conquistas e desafios” tendo como debatedores os indígenas Wagney Cabral (Cimbres) e Guilherme Araújo (Ororubá).

No dia 17, a partir das 8h 30min, será apresentado o trabalho da aluna indígena Marcela Moura, que foi aprovado no 4º Congresso Internacional das Licenciaturas, sobre o tema: “ A geometria presente na pintura corporal dos Povos Indígenas Xukuru do Ororubá”. Outros trabalhos também serão exibidos pelas estudantes Jaqueline Lopes (Diga ao Povo que Avance: A reafirmação cultural do povo Xukuru do Ororubá no processo de intermedicalidade no cuidado com a saúde mental) e Ana Lívia (Perfil Epidemiológico e Nutricional da Etnia Xukuru de Cimbres).  A partir das 14h, haverá exposição com objetos pertencentes ao Cacique Xikão e Oficinas de Pintura Corporal.

 Confira programação completa aqui