Você está aqui: Página Inicial > Campus > Pesqueira > Notícias > IFPE Campus Pesqueira ganhará estação de monitoramento de meteoros

Notícias

IFPE Campus Pesqueira ganhará estação de monitoramento de meteoros

A cooperação técnica terá prazo de quatro anos, até 2022, e estudará pequenos corpos do Sistema Solar, particularmente, asteroides e cometas em órbitas próximas a Terra.
por publicado: 04/09/2018 08h24 última modificação: 04/09/2018 08h24

O IFPE Campus Pesqueira, em parceria com o Observatório Nacional, ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ganhará uma estação de monitoramento de meteoros. Está prevista a instalação para este mês de setembro. A cooperação técnica terá prazo de quatro anos, até 2022, e estudará pequenos corpos do Sistema Solar, particularmente, asteroides e cometas em órbitas próximas a Terra.

=>Galeria de fotos

A estação de monitoramento de meteoros no Campus Pesqueira se integrará a uma rede composta por 54 estações que, atualmente, cobrem doze estados brasileiros. Em Pernambuco, a estação estará ligada ao Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica, localizado na cidade de Itacuruba, região semiárida do Estado de Pernambuco. Em Itacuruba, a ação foi iniciada em 2011, com apoio da prefeitura local, o governo do Estado e agora com o IFPE.

Para o início dos trabalhos, o Observatório Nacional disponibilizará câmeras de monitoramento, lentes, placas de captura, caixas de proteção, fontes e cabos necessários à montagem dos equipamentos. Em contra partida, o IFPE coordenará e capacitará os estudantes do Campus Pesqueira e colaboradores para operação da Estação, responsabilizando-se pelo uso correto dos equipamentos.

De acordo com o Diretor Geral do Campus Pesqueira, Valdemir Mariano, a cooperação técnica celebrada entre o IFPE e o Observatório Nacional do Rio de Janeiro, tem o objetivo de divulgar a astronomia e estimular o conhecimento sobre a região semiárida, ampliando a percepção de suas potencialidades por seus cidadãos. “Já temos tradição nos estudos da astronomia no Campus Pesqueira quando criamos o Clube de Astronomia que é coordenado pela coordenação do curso de licenciatura em física. Agora vamos poder crescer e fortalecer essa área ainda mais.”, enfatizou Mariano.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE, Mário Monteiro, o plano de trabalho resultará na realização de projetos conjuntos na região do semiárido brasileiro entre o Observatório Nacional e o IFPE. “O Observatório Nacional é uma unidade de pesquisas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações dedicada à pesquisa, ensino de pós-graduação e prestação de serviços nas áreas de astronomia, geofísica e metrologia em tempo e frequência.”, declarou Monteiro.