Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Encontro de linguagens reúne mais de 500 inscritos nesta terça (13/06)

Encontro de linguagens reúne mais de 500 inscritos nesta terça (13/06)

Programação organizada pelo NLP segue até quinta-feira (14/06)
por publicado: 13/06/2018 13h53 última modificação: 13/06/2018 13h53

A segunda edição do “Encontro de História Linguagens e outras histórias” deixou o auditório lotado na cerimônia de abertura deste primeiro dia do evento (13) que segue até a quinta-feira (14/06). A ação é fruto de um projeto de extensão organizado pelos professores do Núcleo de Língua Portuguesa (NLP) do Campus Adriano Carlos, Edvanêa Maria, Gustavo Amorim, Josemar Barbosa, Karla Daniele, Maria Clara Catanho, Thayse Paraíso e Virgínia Freitas.  A iniciativa  também conta com a colaboração voluntária de 11 estudantes da modalidade de ensino Integrado.  O projeto surgiu em 2015 com o objetivo de aperfeiçoar as competências de leitura dos estudantes em sentido amplo. Segundo a professora Maria Clara Catanho a proposta é que textos de diversas áreas, como história, sociologia, literatura, mídia, sejam utilizados para discutir questões de ideologia, hegemonia, relações de poder e estética textual.

A cerimônia de abertura na manhã desta terça-feira contou com apresentações culturais embaladas ao som da voz e violão do estudante Gustavo Barreto, do 4º período de Segurança do trabalho, e do egresso do curso de eletrotécnica Airton Marinho. As apresentações foram seguidas da mesa-redonda “Linguagem, discurso e avaliação” e contaram com a presença de professores do próprio Campus, que apresentaram junto com seus orientandos o conteúdo dos últimos projetos de pesquisas desenvolvidos. As temáticas trazem enquadramentos variados desde perspectivas no âmbito pedagógico, com análises de métodos de avaliação, até  estudos de mídia, com investigações de como veículos de comunicação representam a corrida eleitoral com base em metodologias semióticas.

Para a professora Edvânea  Maria o evento, que este ano reuniu mais de quinhentos inscritos de dentro e fora do Instituto, é uma grande oportunidade para socializar todas produções  de estudantes e professores, levando o conteúdo para outros espaços e formatos. “Muitas vezes o que você trabalha na sala de aula fica só na sala de aula”, aponta a professora que vê o evento como uma possibilidade levar conhecimento para “além dos muros do IFPE.” A programação segue pela tarde desta terça (13/06)  de 13h30 às 16h, com apresentação de  pôsters acadêmicos no pátio e corredores do Campus. Os interessados ainda podem conferir a programação da quinta (14/06) que traz uma mesa-redonda para discutir “o poético nas diversas manifestações artísticas”, além da exibição de curtas-metragens no  período da tarde.

II Encontro de Linguagens História e outras histórias

Até 14 de junho

Clique aqui para conferir a programação completa

Programação organizada pelo NLP segue até quinta-feira (14/06)