Em Caruaru, dança transforma realidade de crianças e jovens do Alto do Moura

Em Caruaru, dança transforma realidade de crianças e jovens do Alto do Moura

Projeto do Campus Caruaru leva aulas de dança e consciência corporal à comunidade que vive do artesanato por publicado: 19/05/2016 15h46 última modificação: 19/05/2016 15h46

Para um grupo de crianças e adolescentes que vive no Alto do Moura, manhã de quinta-feira é sinônimo de aprendizado, ritmo e diversão. O projeto de extensão Pés Descalços: da cultura do barro à arte da dança oferece ações artístico-pedagógicas que promovem a percepção do coletivo, estimulam a troca de experiências e trabalham a relação entre movimento e educação. Tudo isso através do contato com os aspectos culturais e estéticos da dança.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Campus Caruaur e a Associação dos Artesãos em Barro e Moradores do Alto do Moura. Trata-se de uma expansão do grupo de dança do campus, que leva a linguagem artístico-expressiva aos jovens do bairro com o intuito de torná-los sujeitos atuantes no meio em que vivem. “Queremos fortalecer a interação com o outro e com o espaço, além de trabalhar expressões faciais e corporais, consciência do movimento e estimular improvisação e criatividade”, explicou a professora Vila Canazak, coordenadora do projeto.

A iniciativa começou há seis meses e já envolve cerca de 36 jovens, de 10 a 17 anos, que moram no local. Durante as aulas são trabalhados itens como postura, respiração, espaço e sincronismo. As crianças aprendem lições sobre os estilos clássico, moderno e contemporâneo, sem deixar de lado os costumes locais.

“Gosto de todos os ritmos e foi com a dança que perdi a timidez. As professoras dançam muito bem e ensinam tudo direitinho”, contou Thallyson Severino, de 10 anos. As aulas são divididas em duas partes. Na primeira os participantes são apresentados a alguns ritmos, recebem informações sobre aquele estilo e comentam aspectos como história e características. Em seguida é a vez da prática, quando a animação toma conta do Clube dos Moradores e Artesãos, local que em as aulas acontecem. “Depois que comecei a dançar melhorei minha postura, aprendi a fazer o alongamento corretamente, além de estar me exercitando”, afirmou Samantha Ribeiro (10).

A estudante Joyce Lopes, uma das bolsistas do projeto, garante que além de fortalecer o desenvolvimento cidadão, as atividades têm contribuído para sua formação profissional. “O aprendizado é um fator crucial. Neste projeto nos adaptamos ao local, às pessoas e à cultura que carregam. É um processo complexo, aprende-se a trabalhar com o coletivo, desenvolver oratória e liderança, fatores cobrados no mercado de trabalho”, afirmou

Também estão envolvidas no projeto as alunas Amanda Lima e Daiane Marinho, de Mecatrônica e Segurança do Trabalho, respectivamente. Segundo Canazak, essa ação extensionista é uma forma das estudantes participarem de um trabalho voluntário de intervenção social. O grupo fez sua primeira apresentação durante a III Mostra de Extensão do IFPE, em julho de 2015, no campus Jaboatão dos Guararapes. “A próxima será no aniversário do campus Caruaru. Pretendemos montar uma coreografia que receberá o nome do projeto, contando a história da cultura do barro chegando à arte da dança”, comentou Canazak.

if (/Android|webOS|iPhone|iPad|iPod|BlackBerry/i.test(navigator.userAgent)) { link.attr('href', link.attr('href').replace('@@nitf_custom_galleria', '@@nitf_custom_galleria?ajax_include_head=1&ajax_load=1')); } else { link.prepOverlay({ subtype : 'ajax', filter : '#content-core > *', width : '524px', wait: true, config : { onLoad: function (e) { Galleria.loadTheme("++resource++collective.nitf/galleria-theme/galleria.nitf_theme.js"); Galleria.configure({ debug: false, show: index }); Galleria.on('loadstart', function (e) { var value_rights = $('a[data-rights][data-index=' + e.index + ']').attr('data-rights'); // Verifying a not defined variable in javascript if (typeof value_rights != 'undefined') { var link_rights = '' + value_rights + ''; } if ($('.galleria-info-description + .copyright').length > 0) { $('.galleria-info-description + .copyright').html(link_rights); } else { $(link_rights).insertAfter('.galleria-info-description'); } }); Galleria.run(".pb-ajax #mediabox"); } } }); } }); }); })(jQuery);

Última atualização em 10/08/2023