Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Abertas inscrições para o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero

Abertas inscrições para o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero

Inscrições são gratuitas e seguem até 17 de setembro. Seleção pública visa premiar estudos de gênero de estudantes e relatos de experiências de docentes
por Ascom publicado: 21/08/2018 15h31 última modificação: 21/08/2018 15h31

Estão abertas, até o dia 17 de setembro, as inscrições para a décima primeira edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. Criado em 2007, com o objetivo de premiar estudos de gênero, levando em consideração as dimensões de classe social, raça, etnia, geração e orientação sexual das mulheres em Pernambuco, o prêmio é uma seleção pública voltada para estudantes do ensino médio, técnico subsequente, graduação e pós-graduação. Também podem participar docentes do ensino médio e técnico subsequente. Ao todo, serão distribuídos até R$ 66.800 em prêmios.

As pessoas interessadas podem se inscrever, gratuitamente, através dos sites www.secmulher.pe.gov.br ou www.facepe.br. A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) também disponibiliza o número 0800-2818187 da Central de Teleatendimento Cidadã Pernambucana para tirar dúvidas. A ligação é gratuita e pode ser feita de fixo ou celular.

Os trabalhos inscritos devem estar enquadrados numa das modalidades: redação; relato e projeto de experiência pedagógica; artigo científico e roteiro de vídeos e documentário. Todas voltados às questões de gênero e áreas temáticas dispostas no edital.

A instituição de ensino que apresentar o maior número de inscrições vai receber o Certificado de Mérito Institucional. Os melhores trabalhos serão premiados com tablets, viagens para congressos nacionais e quantia em dinheiro, que pode variar de R$ 5 mil a R$ 20 mil. Do total de inscrições aceitas, serão premiadas com tablets até 20 redações que obtiverem melhor pontuação, sendo 10 redações de ensino médio e 10 de ensino técnico subsequente. Também serão distribuídos seis tablets para premiar relatos e projetos de docentes do Ensino Médio e Técnico Subsequente.

Para estudantes regularmente matriculados (as) em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC, em Pernambuco, serão premiados até três artigos no valor de R$ 5 mil cada. Para os estudantes dos cursos de pós-graduação nos níveis de especialização, mestrado ou doutorado, reconhecidos pelo CAPES, em Pernambuco, serão R$ 8 mil para cada um dos três premiados. Estudantes de graduação e pós-graduação também podem submeter um roteiro para documentário digital de curta metragem. A premiação para esta categoria é de R$ 20 mil, para a produção do vídeo.

O prêmio é realizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) em parceria com a Secretaria de Educação (SEE), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

>> Acesse o edital