Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Academia Brasileira de Ciências promove Reunião Magna 2018

Academia Brasileira de Ciências promove Reunião Magna 2018

Encontro será entre os dias 08 e 10 de maio, no Rio de Janeiro, com o tema Imaginando o Futuro
por publicado: 05/04/2018 10h17 última modificação: 05/04/2018 10h17

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) promove, nos dias 08, 09 e 10 de maio, a Reunião Magna 2018: Imaginando o Futuro. A proposta do encontro, que acontece anualmente, é trazer renomados cientistas do Brasil e do exterior para debater os avanços tecnológicos em curso, as perspectivas da ciência para as diversas áreas e seus possíveis impactos na sociedade. O evento tem entrada gratuita e acontece no Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro.

Alguns nomes de peso já confirmaram presença no encontro. A astrônoma Gabriela González, que trabalha com detecção de ondas gravitacionais e é porta-voz do Projeto LIGO - Observatório Interferométrico de Ondas Gravitacionais; a cientista da computação Jeannette Wing, reconhecida mundialmente por seu papel na transformação de dados científicos em uma disciplina, essencial tanto para descobertas acadêmicas como para invenções produtivas; o engenheiro de computação Jeffrey Dean, pesquisador sênior do Google, onde lidera o projeto Google Brain; e o professor do Departamento de Bioengenharia e Robótica da Universidade de Tohoku (Japão) Kazuhiro Kosuge, que tem se dedicado há 30 anos a pesquisas na área.

Também virão para o encontro o sociólogo inglês Michael Savage, que trata de estratificação e desigualdade social, especialmente em suas dimensões culturais; a economista italiana Mariana Mazzucatto, cujo trabalho é focado na economia da inovação, crescimento financeiro e econômico e o papel do Estado no capitalismo moderno; o médico brasileiro Sérgio Pena, que trabalha com diversidade genômica, evolução humana e diversidade genética da população brasileira; e o diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Sidarta Ribeiro, que desenvolve pesquisas sobre sono, sonho, memória e plasticidade neuronal, e vai tratar de aplicações em psiquiatria e educação do mapeamento mental com palavras.

Coordenador geral desta edição, José Roberto Boisson de Marca ressalta que esta é uma interessante oportunidade para o público conhecer novidades na área da saúde, bioeconomia e tecnologia que podem trazer melhorias na qualidade de vida da população. "Informática quântica, inteligência artificial, interação homens-robôs, realidade virtual e materiais inteligentes são alguns dos temas no campo da tecnologia que vão impulsionar a nossa sociedade e que terão espaço na Reunião Magna 2018", diz Boisson.

Para conferir a programação preliminar, todos os palestrantes que estarão no encontro para falar sobre suas pesquisas e as inscrições, basta clicar aqui.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da ABC