Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Capacitação para servidores alcança profissionais de todas as unidades do IFPE

Capacitação para servidores alcança profissionais de todas as unidades do IFPE

Novos cursos devem ser ofertados ainda no primeiro semestre; pesquisas pretendem avaliar ações e basear novas iniciativas
por publicado: 07/03/2018 18h36 última modificação: 08/03/2018 09h28

Março mal começou e os servidores do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) já puderam conferir mais um esforço no intuito de promover a capacitação de seus servidores: as aulas da segunda turma do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, resultado de uma parceria entre o IFPE e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tiveram início na última sexta-feira (02).

Na turma, 25 servidores de diferentes unidades do Instituto assistiram a aula inaugural com a presença da reitora do IFPE, Anália Ribeiro. De acordo com Marília Rique, do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGPE) do IFPE, a quantidade de profissionais do IFPE contemplados com vagas cresceu expressivamente entre duas ofertas de turma: “Na primeira turma, foram 9 vagas destinadas aos nossos servidores; para a de 2018 foram 25 contemplados”, salientou.

A iniciativa não está só na esteira de esforços empreendidos no intuito de promover a capacitação dos servidores do IFPE. Só em 2017, em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), foram ofertados 14 cursos que contemplaram cerca de 345 servidores de diferentes unidades da instituição, abordando desde a excelência no atendimento ao público, passando por contratos, fiscalização de obras e serviços, planejamento estratégico, organização de trabalho e até mesmo o SIAPE, com cargas horárias que variavam entre 20 e 40 horas.

Ainda no ano passado, oferecidas pela própria instituição através da rubrica de encargos de cursos e concursos, outros 125 servidores foram capacitados: destes, 66 foram através de duas turmas do curso de Formação para Docentes, realizado em parceria com a Pró-reitoria de Ensino (PRODEN); 36 por meio de duas turmas do curso para elaboração de projetos de pesquisa, oferecido em Recife e Pesqueira; e outros 24 através de turmas de inglês instrumental preparatório para seleção de mestrado, também ofertado naquelas duas cidades.

Marília conta que, em dezembro de 2017, foi realizada uma pesquisa nos setores da Reitoria da instituição, a fim de verificar quais possíveis cursos melhor atenderiam as necessidades dos profissionais em 2018. Por sua vez, cada campus faz seu próprio plano anual de capacitação, com base no PDO. “A perspectiva é que a oferta de cursos sistêmicos, em parceria com a Esaf, aconteça ainda no primeiro semestre”, detalha.

PESQUISAS – Os docentes e técnicos administrativos de todo o IFPE podem responder, até o dia 23, a pesquisa referente ao Programa Qualidade de Vida no Trabalho. A proposta é que os servidores respondam o questionário online , tem como objetivo consultar os profissionais sobre as ações do programa e propostas a serem implementadas na esfera das práticas esportivas. Outra pesquisa, que deve contemplar áreas como ergonomia, nutrição e relações humanas, por exemplo, será aplicada presencialmente e de modo itinerante em todos os campi, iniciando no dia 20, no Campus Jaboatão dos Guararapes.