Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Conic reúne estudantes pesquisadores no Campus Vitória

Notícias

Conic reúne estudantes pesquisadores no Campus Vitória

Evento segue até esta quinta-feira (07) com a apresentação dos trabalhos de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico
por publicado: 06/12/2017 08h46 última modificação: 06/12/2017 09h15

A 12ª edição do  Congresso de Iniciação Científica (Conic) do IFPE teve início nesta terça-feira (05), no Campus Vitória de Santo Antão. A cerimônia de abertura contou com a presença de gestores do Instituto, docentes e estudantes pesquisadores. O evento é o momento em que os alunos vinculados a projetos de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico apresentam os resultados dos trabalhos à comunidade acadêmica. 

Em vídeo gravado para os participantes, a reitora, Anália Ribeiro, destacou a relevância da pesquisa para a instituição. "A pesquisa e a inovação são partes extremamente importantes do que é o IFPE e esse Congresso expressa de forma muito fundamental o resultado de todo um esforço", afirmou. A reitora se encontra em Brasília, na reunião do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e foi representada na solenidade pelo Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, André Menezes. 

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mário Monteiro, enfatizou o número recorde de trabalhos submetidos nesta edição. No total, 197 projetos estão sendo avaliados durante a programação. "A cultura da pesquisa é fundamental para o desenvolvimento de um senso crítico e de uma postura autônoma por parte dos estudantes. A evolução acadêmica e pessoal entre os estudantes pesquisadores é notória", ressaltou.

De acordo com o Diretor Geral do Campus Vitória, que sedia o evento, o estímulo às atividades de pesquisa desde o Ensino Médio é um dos diferenciais dos Institutos Federais. A programação do Conic segue até esta quinta-feira (07) com as sessões de apresentações orais dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. 

registrado em: , , ,