Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Conselho Superior aprova orçamento do IFPE para 2018

Notícias

Conselho Superior aprova orçamento do IFPE para 2018

Reunião detalhou valores e usos previstos para os 16 campi e Educação a Distância
por publicado: 22/12/2017 11h41 última modificação: 22/12/2017 11h41

O Plano de Diretrizes Orçamentárias 2018 (PDO) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), uma das pautas de destaque na reunião do Conselho Superior realizada na manhã desta quinta-feira (21), foi aprovado por unanimidade. O Plano contempla toda a previsão de utilização do orçamento para todos os 16 campi presenciais e Educação a Distância da instituição e representa mais um esforço do IFPE para garantir funcionamento institucional, desenvolvimento das ações e atendimento às necessidades e expectativas de toda a comunidade acadêmica.

Representantes dos segmentos técnico administrativo, docente, discente, aposentados e diretores-gerais, bem como representantes da comunidade externa, organizações e egressos se debruçaram sobre a matéria, que prevê um valor total de R$489.203.124 a ser empregado para questões como folha de pessoal, custeio, investimentos, capacitação de servidores e assistência estudantil de toda a instituição.

”Pela primeira vez na história da instituição, o PDO passa pelo crivo do nosso Conselho Superior e se torna uma resolução. Ele ficará disponível para o acesso de toda a comunidade, dialogando diretamente com uma proposta democrática de acesso à informação”, destacou o pró-reitor de Administração do IFPE, Rozendo França. Ele ainda explicou que o documento foi amplamente discutido pelo Colégio de Dirigentes e foi construído com base na Matriz Orçamentária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (CONIF), considerando também o quantitativo de servidores e estagiários por campus, os contratos de caráter sistêmico, a previsão de arrecadação própria, a criação dos fundos de investimento e custeio, entre outros fatores.

O diretor-geral do Campus Cabo de Santo Agostinho, Daniel Assunção, teve a tarefa da relatoria deste ponto da pauta, explicando detalhadamente os montantes separados para cada uma das necessidades previstas da instituição. A reitora do IFPE, Anália Ribeiro, ressaltou a importância da ocasião. “É sempre importante que tenhamos um olhar cuidadoso para o orçamento, já que com ele buscamos realizar nossa missão de instituição de Educação”, salientou.