Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Estudantes podem participar de concurso de fotografia do Dia Mundial das Habilidades dos Jovens

Notícias

Estudantes podem participar de concurso de fotografia do Dia Mundial das Habilidades dos Jovens

Instituída pela ONU, data foi incorporada ao calendário da Rede Federal. Inscrições para o concurso seguem até 30/06
por publicado: 16/06/2017 17h14 última modificação: 16/06/2017 17h15

 A partir de 2017, o Dia Mundial das Habilidades dos Jovens, o World Youth Skills Day (WYSD, na sigla em inglês), comemorado em 15 de julho, passará a fazer parte do calendário da Rede Federal. Atividades locais serão realizadas para celebrar a data e as conquistas proporcionadas pela educação profissional e tecnológica. As comemorações do WYSD contarão ainda com a competição fotográfica internacional Habilidades em Ação (#skillsinaction), promovida pelo Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc).

Instituído pela Organização da Nações Unidas (ONU), o primeiro Dia Mundial das Habilidades dos Jovens foi comemorado em 2015, ano em que foi firmado o novo acordo climático e estabelecida a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nesse sentido, o WYSD veio para incentivar o cumprimento de objetivos desses atos: promover um crescimento econômico inclusivo e sustentável, bem como garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa.

Para esta edição, a ONU mobiliza seus países-membros para reafirmar a educação e a formação técnica e profissional como meios para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) referentes a 2016 apontam que “apesar de a taxa de emprego dos jovens aumentar em relação ao ano anterior, o número de jovens sem emprego permanece em 10% em muitos países“.

Membro do Unevoc desde dezembro de 2016, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) incentiva ações que promovam resultados relevantes para o aumento da qualidade da educação profissional em todo o mundo. “O WYSD representa o fortalecimento integrado, quando diversas nações refletem profundamente sobre o mesmo tema. Sabemos que uma política pública de educação profissional de qualidade é importante para a superação da crise vivida pelo Brasil, e a atuação conjunta com diversos países nos deixa fortalecidos“, afirma o coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conif, Jefferson Manhães.

#skillsinaction – Voltada a estudantes de todo o mundo com idade mínima de 18 anos, a competição fotográfica pretende destacar as oportunidades e o impacto positivo da educação profissional e tecnológica para as pessoas, suas famílias e a comunidade local. Fotos autorais deverão registrar o momento de ação das habilidades, mostrando como o treinamento profissional contribui para incentivar o emprego juvenil, o empreendedorismo, a equidade e a igualdade de gênero, além de facilitar a transição para economias e sociedades sustentáveis.

Adequação ao tema, originalidade, criatividade e meios inovadores para transmitir a mensagem são os critérios do concurso. Os vencedores serão anunciados em 17 de julho. O primeiro colocado será premiado com um tablet, enquanto o segundo receberá uma câmera fotográfica. A foto mais curtida no Facebook também terá premiação.

O formulário de submissão das fotos deve ser enviado até 30 de junho de 2017 para o endereço eletrônico unevoc.skills@unesco.org.

Clique aqui para acessar as regras do #skillsinaction

*Fonte: Ascom Conif

registrado em: , , , ,