Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Estudantes do IFPE são premiados nas Olimpíadas Científicas

Notícias

Estudantes do IFPE são premiados nas Olimpíadas Científicas

Cerimônia de premiação aconteceu no Campus Recife e incluiu a palestra do pesquisador Max Faúndez-Abans
por publicado: 13/11/2017 16h17 última modificação: 13/11/2017 16h17

Estudantes e Servidores lotaram o auditório na última quarta-feira (09) para assistir a palestra  sobre Astrofísica e prestigiar os premiados da última edição do Concurso Nacional de Astronomia e das Olimpíadas Científicas Pernambucanas. O evento ocorreu no período da manhã e da tarde e contou com apresentação do pesquisador do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) Max Faúndez-Abans. 

Além das medalhas, a premiação também incluiu a entrega de uma imagem da Galáxia NGC 1672, fotografada pelo telescópio SOAR, um dos maiores do mundo. A  imagem foi produzida pelos estudantes do Campus Recife Caio Gomes e Michael Galindo. Eles venceram o Prêmio Nacional de Astronomia e tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do telescópio na  viagem que fizeram ao Chile em maio desse ano.

A cerimônia contou com a presença de membros da gestão, como representantes das divisões de pesquisa e extensão e o diretor-geral Marivaldo Rosas. Todos parabenizaram o desempenho dos participantes e enfatizaram a importância do incentivo a carreiras no campo das ciências exatas. O professor e coordenador do Núcleo de Astronomia  do Campus Guilherme Pereira reiterou a relevância de premiações como essas para o estímulos do próprio desenvolvimento da ciência a nível mundial: “Esses projetos no futuro formarão grandes pesquisadores” afirmou.

As ações  tiveram início com a premiação referente ao Concurso Nacional de Astronomia, entregue pelo pesquisador do LNA que elogiou o alto nível dos trabalhos apresentados pelo Instituto nas últimas edições.  Apesar de não estarem presentes na cerimônia, Caio e Michael, que no momento participam de outra competição em Curitiba, agradeceram o reconhecimento por meio de vídeo, estimulando outros estudantes a seguirem seus passos.  Em seguida, os estudantes de destaque nas Olimpíadas Cientificas receberam medalhas nas categorias de Física e Astronomia e Mostra de Foguetes. 

As Olimpíadas são uma das poucas competições em nível estadual presentes  no país e são organizadas e coordenadas pelo IFPE - Campus Recife. Segundo o professor Guilherme a ação recebeu reconhecimento pelo próprio Ministério da Educação, especialmente pelas questões serem baseadas em problemas do cotidiano local. As atividades se encerraram com palestra sobre Astrofísica que trouxe, de maneira didática, o estudo de galáxias, sua importância e implicações práticas