Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Fortaleza recebe Jogos dos Institutos Federais

Fortaleza recebe Jogos dos Institutos Federais

Competição acontece de 18 a 23 de julho, no Centro de Formação Olímpica
por publicado: 13/07/2017 10h27 última modificação: 13/07/2017 10h27

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) será o anfitrião do maior evento esportivo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Nordeste, que acontece de 18 a 23 de julho, no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza.

1200 estudantes/atletas entre 14 e 19 anos, oriundos de oito estados e dez instituições, estão sendo esperados para a etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). Os números refletem a grandiosidade do evento organizado pelo Departamento de Educação Física e Esporte, vinculado à Pró-reitoria de Ensino, e pelo campus de Fortaleza.

“Esse evento vai ter uma magnitude maior e, para todos que estão envolvidos na organização, está sendo um desafio”, comenta Kleber Ribeiro, chefe do Departamento de Educação Física e Esporte. “Nós participamos de todas as etapas realizadas anteriormente, fomos muito bem recepcionados e esperamos atender melhor ainda a essas pessoas como anfitriões e fazer um evento que entre para a história”.

As equipes classificadas conquistaram as vagas na competição após etapas intra e intercampi em seus respectivos institutos. As delegações vão competir nas seguintes modalidades: atletismo, basquetebol, futsal, voleibol, futebol de campo, handebol, natação, judô, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

Mais congregação, menos competição

A principal finalidade dos JIFs é promover a prática esportiva e a interação entre alunos e professores dos institutos federais. Além disso, estimula as boas relações interpessoais entre os envolvidos e promove a saúde física, emocional e social do estudante. É por essas razões que, de acordo com Kléber Ribeiro, a organização do evento esforçou-se para promover uma programação paralela à competição esportiva, de modo a congregar os estudantes ao longo dos seis dias de Jogos.

Os atletas poderão participar de momentos de recreação, capitaneados por estudantes do curso de Gestão do Desporto e Lazer, além de passeios por Fortaleza, orientados por alunos de Turismo. Um dos tours oferecidos será pelo Centro Histórico da cidade, passando também pelo recém-inaugurado Memorial do IFCE e pelo campus Fortaleza.

“Enquanto ex-atleta, eu me lembro da minha época de estudante quando participava dos jogos. Foram momentos inesquecíveis e até hoje eu tenho lembranças excelentes das viagens que eu fiz para participar de eventos esportivos”, comenta o organizador Kléber Ribeiro.

Os JIFs fazem parte do programa esportivo da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e são uma promoção do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e dos institutos federais do País. Participam da Etapa do Nordeste os institutos federais de Alagoas, da Bahia, Baiano, do Ceará, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Sertão Pernambucano, do Piauí e do Rio Grande do Norte.

Informações: http://ifce.edu.br/jif

FONTE: IFCE