Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > IFPE discute internacionalização e educação na Era Digital

IFPE discute internacionalização e educação na Era Digital

Palestras aconteceram nesta terça-feira (29) e foram ministradas pelo reitor do IFF Jefferson Manhães
por publicado: 30/08/2017 15h30 última modificação: 30/08/2017 15h37

O IFPE recebeu, na terça-feira (29), o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães, para debater temas como a internacionalização e a Educação na Era Digital. As palestras foram realizadas no auditório do Campus Recife durante a reunião de gestores do Instituto.

O propósito da ação, fruto de uma articulação entre a Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) e a Câmara de Internacionalização do CONIF, foi trazer para a instituição os debates e conhecimentos sobre as temáticas e instigar a comunidade acadêmica a pensar em soluções para os dilemas da educação aliada à tecnologia no contexto global.

Durante a manhã, o reitor Jefferson Manhães, que atualmente preside a Câmara de Internacionalização do CONIF, apresentou dados e debateu as perspectivas da internacionalização para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ele ressaltou o papel do Estado no desenvolvimento da educação pública e o pioneirismo dos Institutos no cenário brasileiro. “Se não entendermos que estamos relacionados com o mundo, não entenderemos quais questões precisamos enfrentar. A Rede Federal não cabe em uma perspectiva reducionista de Estado, e esta experiência, que é única, precisa ser compartilhada”, afirmou.

À tarde, o reitor seguiu com a apresentação intitulada “Os desafios da construção de uma educação para o convívio na Era Digital”. Foram debatidos os desafios da prática docente frente às novas tecnologias, sua conexão com o aprendizado e a interface com o processo de construção do conhecimento. Para Jefferson, as instituições de educação precisam compreender o protagonismo do estudante, e adequar as novas tecnologias ao processo.

Para a reitora do IFPE, Anália Ribeiro, a iniciativa de dialogar com um Reitor de outra Instituição da Rede Federal sobre temas tão atuais é essencial para o processo de integração entre as instituições. “Sabemos da importância da internacionalização e precisamos não só estar atentos ao que acontece no mundo, mas também mostrar ao mundo quem somos e o que fazemos. E a nossa função tem relação direta com a construção e utilização de novas tecnologias no processo de construção do conhecimento”, completa.