Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > IFPE entrega medalhas das Olimpíadas Científicas à Secretaria de Educação

IFPE entrega medalhas das Olimpíadas Científicas à Secretaria de Educação

Objetivo foi entregar medalhas e certificados de 27 escolas públicas estaduais que não conseguiram buscar o material no IFPE
por Ascom publicado: 28/12/2016 18h28 última modificação: 28/12/2016 18h32

Com o objetivo de entregar as medalhas e os certificados de 27 escolas públicas estaduais que participaram das Olimpíadas Científicas de Pernambuco, o coordenador do Núcleo de Astronomia do IFPE, Guilherme Pereira, e a reitora Anália Keila Ribeiro se reuniram, na tarde desta quarta-feira (28), com o secretário estadual de Educação, Frederico Amancio.

O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Educação de Pernambuco, no bairro da Várzea, e contou com a participação da pró-reitora de Extensão do IFPE, Ana Patrícia Falcão, do assistente da Proext, Carlos Praieiro, e da Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva.

Olimpíadas - Secretaria de Educação“Estamos aqui, hoje, para entregar as medalhas das escolas que não puderam buscar o material no IFPE. Nós oferecemos tudo de forma gratuita e cada instituição promove sua solenidade de premiação. O importante é que o estudante receba o certificado e construa seu currículo. Nosso objetivo não é estimular uma competição entre as escolas, mas sim incentivar o estudo das Ciências Exatas”, explicou o professor de física do IFPE e organizador das olimpíadas, Guilherme Pereira.

“A realização das Olimpíadas é extremamente importante, porque o IFPE propicia a participação tanto de seus estudantes, como dos estudantes das redes privada e pública de educação em experiências de desenvolvimento do pensamento científico”, destacou a reitora Anália Ribeiro.

Durante a reunião, foram explicados o regulamento das provas, baseadas nos parâmetros curriculares da Secretaria de Educação, e apresentado um breve balanço dos resultados. Ao todo, as Olimpíadas Científicas de Pernambuco receberam inscrições de 216 escolas pernambucanas, entre particulares, federais e estaduais, totalizando 6 mil estudantes. Além das instituições da Região Metropolitana do Recife, participaram escolas do interior do estado e também de Fernando de Noronha.

Olimpíadas - Secretaria de EducaçãoForam 62 escolas para a II Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (OPA), dentre elas, sete federais, 36 estaduais e 19 particulares. Das 93 escolas inscritas na I Olimpíada Pernambucana de Física (OPEF), 49% eram estaduais, 10% federais e 41% particulares. Já na I Olimpíada Pernambucana de Foguetes (OPEFOG), foram cinco federais, 38 estaduais e 12 particulares, totalizando 55 escolas. Além de oito campi do IFPE e dois do IF Sertão-PE.

“Nós, da Secretaria de Educação, temos todo interesse em estimular os estudantes da rede estadual a participar das Olimpíadas Científicas de Pernambuco. Quem participa de um evento assim vivencia um instrumento de aprendizagem prazeroso. É muito bom contar com a iniciativa do IFPE, que valoriza a escola, o professor e o conhecimento do estudante. Nós só temos a agradecer”, declarou a secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva.