Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > IFPE recebe projeto "Eleitor do Futuro"

Notícias

IFPE recebe projeto "Eleitor do Futuro"

Iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral leva palestras sobre política e cidadania a instituições de ensino
por publicado: 13/03/2018 18h06 última modificação: 13/03/2018 18h06

Estudantes dos campi Recife, Abreu e Lima e Ipojuca tiveram a oportunidade de participar, nesta terça-feira (13), do projeto Eleitor do Futuro, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A iniciativa leva a instituições de ensino palestras sobre política, voto e eleições, buscando mobilizar jovens eleitores em torno de temas relacionados à cidadania política. 

A palestra foi conduzida por Eduardo Japiassú e José Jeovane, servidores do TRE. Na ocasião, eles falaram sobre a importância do processo eleitoral para o fortalecimento da democracia, tiraram algumas dúvidas sobre as regras eleitorais, além de alertar sobre problemas como compra de votos e clientelismo. "Temos que acabar com a ideia de que se pode votar apenas em quem vai trazer benefício individual. Nosso voto deve ser pensado no bem da maioria. Nossa democracia foi conquistada a duras penas e precisamos fortalecê-la", ressaltou Japiassú. 

Para a estudante do Campus Ipojuca, Heloise Farias, o evento contribuiu para incentivar os estudantes a se engajarem nas discussões políticas. "Fiquei muito feliz de ter participado dessa palestra. Foi muito gratificando e serviu para abrir nossos olhos sobre a importância do voto, das eleições, e de como temos o poder de mudar o que está ruim em nosso país", afirmou. 

Ao longo do semestre, outros campi do IFPE devem receber o Projeto Eleitor do Futuro. O evento foi promovido pela Diretoria de Assistência Estudantil (DAE).