Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > IFPE traz programação especial no mês das mulheres

IFPE traz programação especial no mês das mulheres

Mobilização contará com palestras, mesas redondas, debates, mostra de vídeos, exposição, recital de poesia e apresentações culturais
por Ascom publicado: 03/03/2018 02h08 última modificação: 05/03/2018 13h59

Em referência ao Dia Internacional da Mulher (08), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) promove, durante o mês de março, uma programação especial. A cada semana, um tema diferente será abordado com o objetivo de mobilizar as pessoas para questões como desigualdade de oportunidades, luta por direitos, violência e representação das mulheres na sociedade.

Com o lema “Volta às aulas sem machismo”, a mesa de abertura contará com a participação da reitora do IFPE, Anália Ribeiro, da estudante trans Nayanne Silva e da psicóloga da 1ª Vara de Violência Contra a Mulher da Capital, Santana Maria Silva. A mediação será realizada pela assistente social do IFPE Adiliane Batista. O evento acontece na quinta-feira (08), no auditório do Campus Recife, a partir das 14h.

Já no dia 14 de março, duas palestras e uma peça teatral abordarão, no auditório do Campus Recife, o tema “Violências contra as mulheres”. Às 9h, a Juíza Titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ana Cristina Mota, falará sobre Feminicídio. Já às 14h, Amanda Clark, do Centro de Referência Clarice Lispector, discutirá a Lei Maria da Penha. Ambas palestras serão realizadas no auditório do Campus Recife. A programação ainda contará, às 15h30, com a apresentação da peça GENI, promovida pelo Núcleo de Arte e Cultura do IFPE-Ipojuca.

Com o tema “Lugar de mulher é onde ela quiser”, a terceira semana terá uma mesa redonda com Piedade Souza, da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Elizângela Marinho, do grupo de agricultoras Flores de Ximenes, e Renata Albertim do Mete a Colher. O debate acontecerá no dia 22 de março às 14h no auditório do Campus Recife e será mediado pela jornalista do IFPE Carol Falcão.

Fechando o mês, no dia 28 de março, a programação destacará a “Sororidade e as Mulheres nas Artes”. Das 14h às 16h, no miniauditório do Campus Recife, será promovida uma sessão de curtas e debate com as cineastas Bruna Leite, Yane Mendes, Samara Maria e Tábata de Morais do MAPE (Mulheres do Audiovisual de Pernambuco). A mediação será da jornalista do IFPE Rafaela Vasconcellos.

Já das 15h às 16h, a psicóloga do IFPE Taciana Haliday conduzirá uma roda de conversa sobre a temática da Sororidade no Jardim do Campus Recife. E, das 16h às 19h, haverá, no hall do Campus Recife, uma programação cultural, que contará com a participação das poetisas Amanda Timóteo, Bione, Mariana Ramos, Isabela Puente e Patrícia Naia do Slam das Minas PE, recital de cordel e apresentação musical. Também haverá uma exposição de Artes Visuais com obras só de mulheres estudantes do IFPE. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

A iniciativa é uma ação conjunta da Diretoria de Assistência ao Estudante, Diretoria de Gestão de Pessoas, Pró-Reitoria de Extensão, Coordenação de Eventos, Assessoria de Comunicação do IFPE e Campus Recife.