Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > IFPE traz programação especial no mês das mulheres

Notícias

IFPE traz programação especial no mês das mulheres

Mobilização contará com palestras, mesas redondas, debates, mostra de vídeos, exposição, recital de poesia e apresentações culturais
por Ascom publicado: 03/03/2018 02h08 última modificação: 05/03/2018 13h59

Em referência ao Dia Internacional da Mulher (08), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) promove, durante o mês de março, uma programação especial. A cada semana, um tema diferente será abordado com o objetivo de mobilizar as pessoas para questões como desigualdade de oportunidades, luta por direitos, violência e representação das mulheres na sociedade.

Com o lema “Volta às aulas sem machismo”, a mesa de abertura contará com a participação da reitora do IFPE, Anália Ribeiro, da estudante trans Nayanne Silva e da psicóloga da 1ª Vara de Violência Contra a Mulher da Capital, Santana Maria Silva. A mediação será realizada pela assistente social do IFPE Adiliane Batista. O evento acontece na quinta-feira (08), no auditório do Campus Recife, a partir das 14h.

Já no dia 14 de março, duas palestras e uma peça teatral abordarão, no auditório do Campus Recife, o tema “Violências contra as mulheres”. Às 9h, a Juíza Titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ana Cristina Mota, falará sobre Feminicídio. Já às 14h, Amanda Clark, do Centro de Referência Clarice Lispector, discutirá a Lei Maria da Penha. Ambas palestras serão realizadas no auditório do Campus Recife. A programação ainda contará, às 15h30, com a apresentação da peça GENI, promovida pelo Núcleo de Arte e Cultura do IFPE-Ipojuca.

Com o tema “Lugar de mulher é onde ela quiser”, a terceira semana terá uma mesa redonda com Piedade Souza, da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Elizângela Marinho, do grupo de agricultoras Flores de Ximenes, e Renata Albertim do Mete a Colher. O debate acontecerá no dia 22 de março às 14h no auditório do Campus Recife e será mediado pela jornalista do IFPE Carol Falcão.

Fechando o mês, no dia 28 de março, a programação destacará a “Sororidade e as Mulheres nas Artes”. Das 14h às 16h, no miniauditório do Campus Recife, será promovida uma sessão de curtas e debate com as cineastas Bruna Leite, Yane Mendes, Samara Maria e Tábata de Morais do MAPE (Mulheres do Audiovisual de Pernambuco). A mediação será da jornalista do IFPE Rafaela Vasconcellos.

Já das 15h às 16h, a psicóloga do IFPE Taciana Haliday conduzirá uma roda de conversa sobre a temática da Sororidade no Jardim do Campus Recife. E, das 16h às 19h, haverá, no hall do Campus Recife, uma programação cultural, que contará com a participação das poetisas Amanda Timóteo, Bione, Mariana Ramos, Isabela Puente e Patrícia Naia do Slam das Minas PE, recital de cordel e apresentação musical. Também haverá uma exposição de Artes Visuais com obras só de mulheres estudantes do IFPE. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

A iniciativa é uma ação conjunta da Diretoria de Assistência ao Estudante, Diretoria de Gestão de Pessoas, Pró-Reitoria de Extensão, Coordenação de Eventos, Assessoria de Comunicação do IFPE e Campus Recife.