Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Obras do Centro de Pesquisa terão início em janeiro de 2017

Notícias

Obras do Centro de Pesquisa terão início em janeiro de 2017

Assinatura da ordem de serviço ocorreu na sexta-feira (16), na sede do Ministério da Educação, no Recife. Investimento será de R$ 4,6 milhões
por publicado: 19/12/2016 18h33 última modificação: 04/01/2017 09h49

Em janeiro de 2017, terão início as obras do Centro de Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). A ordem de serviço foi assinada na sexta-feira (16), no gabinete do Ministério da Educação, no Recife. O novo prédio, orçado em R$ 4,6 milhões, será erguido no terreno do Campus Recife e terá uma estrutura de 1.553 metros quadrados, com 11 laboratórios e 14 salas de pesquisa.

O ato de assinatura contou com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, do Pró-Reitor de Administração do IFPE, Rozendo França, da Diretora de Obras e Engenharia do IFPE, Virgínia Gouveia, do Diretor Geral do Campus Recife, Marivaldo Rosas, além de outros gestores da instituição. De acordo com Virgínia Gouveia, o Centro ajudará a fomentar ainda mais o desenvolvimento científico e a inovação aplicada na instituição ao possibilitar a criação de um espaço específico para as atividades de pesquisa.

Os primeiros passos para a construção do Centro de Pesquisa foram dados em 2009, a partir da submissão do projeto, elaborado pela Pró-Reitora de Pesquisa, a um edital da Financiadora de Projetos e Pesquisa (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O Instituto recebeu um aporte de recursos para o desenvolvimento do projeto arquitetônico e, agora, receberá a verba para a construção do prédio, que terá dois pavimentes.

As obras terão início no dia 2 de janeiro e devem ser concluídas num prazo de 12 a 18 meses.

Metas e perspectivas para o Centro de Pesquisa

Na noite desta quarta (28), no gabinete da Reitoria, estiveram reunidos a Reitora Anália Ribeiro, o Pró-Reitor de Pesquisa Mário Monteiro, a Diretora Geral em exercício do Campus Recife Carolina Belo, a chefe do Departamento de Obras e Projetos de Engenharia Virgínia Gouveia, e as professoras Sofia Brandão e Marília Lira, respectivamente coordenadora e vice-coordenadora do Centro de Pesquisa do IFPE. Na oportunidade, foram apresentados os projetos que deram início à concepção do Centro, há cerca de sete anos, bem como foi dialogado sobre as metas, as perspectivas e possibilidades relacionadas à utilização do equipamento de pesquisa pela comunidade acadêmica do IFPE.

A reunião ocorreu no mesmo dia da fixação da placa que identifica a obra no campus. Para a Reitora, a reunião, além de celebrar um marco no início da obra, resgata aspectos importantes dos projetos iniciais. "Para nós é imprescindível relembrar todo o processo, e como foi iniciada esta ideia que agora, felizmente, poderá se materializar. A concepção do centro de pesquisa é bastante atual e conectada com as necessidades do Instituto", comentou.

Para a professora Sofia Brandão, o projeto foi resultado de muitas horas de trabalho e trará ganhos para a pesquisa, a pós-graduação e a inovação no IFPE. "É importante trazer novamente à discussão uma ação idealizada há cerca de sete anos. Toda a infraestrutura física e o trabalho de cada um dos envolvidos fortalecerá e auxiliará na consolidação dos grupos de pesquisa da instituição", completou.


registrado em: , ,