Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Obras do Centro de Pesquisa terão início em janeiro de 2017

Obras do Centro de Pesquisa terão início em janeiro de 2017

Assinatura da ordem de serviço ocorreu na sexta-feira (16), na sede do Ministério da Educação, no Recife. Investimento será de R$ 4,6 milhões
por publicado: 19/12/2016 18h33 última modificação: 04/01/2017 09h49

Em janeiro de 2017, terão início as obras do Centro de Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). A ordem de serviço foi assinada na sexta-feira (16), no gabinete do Ministério da Educação, no Recife. O novo prédio, orçado em R$ 4,6 milhões, será erguido no terreno do Campus Recife e terá uma estrutura de 1.553 metros quadrados, com 11 laboratórios e 14 salas de pesquisa.

O ato de assinatura contou com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, do Pró-Reitor de Administração do IFPE, Rozendo França, da Diretora de Obras e Engenharia do IFPE, Virgínia Gouveia, do Diretor Geral do Campus Recife, Marivaldo Rosas, além de outros gestores da instituição. De acordo com Virgínia Gouveia, o Centro ajudará a fomentar ainda mais o desenvolvimento científico e a inovação aplicada na instituição ao possibilitar a criação de um espaço específico para as atividades de pesquisa.

Os primeiros passos para a construção do Centro de Pesquisa foram dados em 2009, a partir da submissão do projeto, elaborado pela Pró-Reitora de Pesquisa, a um edital da Financiadora de Projetos e Pesquisa (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O Instituto recebeu um aporte de recursos para o desenvolvimento do projeto arquitetônico e, agora, receberá a verba para a construção do prédio, que terá dois pavimentes.

As obras terão início no dia 2 de janeiro e devem ser concluídas num prazo de 12 a 18 meses.

Metas e perspectivas para o Centro de Pesquisa

Na noite desta quarta (28), no gabinete da Reitoria, estiveram reunidos a Reitora Anália Ribeiro, o Pró-Reitor de Pesquisa Mário Monteiro, a Diretora Geral em exercício do Campus Recife Carolina Belo, a chefe do Departamento de Obras e Projetos de Engenharia Virgínia Gouveia, e as professoras Sofia Brandão e Marília Lira, respectivamente coordenadora e vice-coordenadora do Centro de Pesquisa do IFPE. Na oportunidade, foram apresentados os projetos que deram início à concepção do Centro, há cerca de sete anos, bem como foi dialogado sobre as metas, as perspectivas e possibilidades relacionadas à utilização do equipamento de pesquisa pela comunidade acadêmica do IFPE.

A reunião ocorreu no mesmo dia da fixação da placa que identifica a obra no campus. Para a Reitora, a reunião, além de celebrar um marco no início da obra, resgata aspectos importantes dos projetos iniciais. "Para nós é imprescindível relembrar todo o processo, e como foi iniciada esta ideia que agora, felizmente, poderá se materializar. A concepção do centro de pesquisa é bastante atual e conectada com as necessidades do Instituto", comentou.

Para a professora Sofia Brandão, o projeto foi resultado de muitas horas de trabalho e trará ganhos para a pesquisa, a pós-graduação e a inovação no IFPE. "É importante trazer novamente à discussão uma ação idealizada há cerca de sete anos. Toda a infraestrutura física e o trabalho de cada um dos envolvidos fortalecerá e auxiliará na consolidação dos grupos de pesquisa da instituição", completou.

registrado em: , ,