Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Último dia para pagamento da taxa de inscrição do Vestibular

Notícias

Último dia para pagamento da taxa de inscrição do Vestibular

Quem já se inscreveu no site da Cvest tem somente até esta terça-feira (14) para realizar o pagamento nas agências do Banco do Brasil
por publicado: 14/11/2017 11h00 última modificação: 16/11/2017 12h18

Quem já se inscreveu no Vestibular 2018.1 do IFPE no site da  Comissão de Vestibulares e Concursos tem só até esta terça-feira (14) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. A taxa, no valor de R$ 30 para os cursos técnicos e R$ 55 para os cursos superiores, deve ser paga nas agências do Banco do Brasil. As inscrições para o processo seletivo se encerraram na última segunda-feira (13) e a prova está marcada para o dia 10 de dezembro.

Neste ano, são oferecidas 4.076 vagas em 65 cursos técnicos e superiores, distribuídos entre 16 campi localizados nas cidades de Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.

Entre os cursos técnicos, é possível concorrer a vagas na modalidade Integrado, voltada para quem deseja aliar a formação profissional ao Ensino Médio regular, e na Subsequente, destinada aos que já concluíram o Ensino Médio. Também são ofertados cursos técnicos relacionados ao Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), destinados a candidatos com mais de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio. Há ainda opções de cursos superiores na modalidade bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Neste processo seletivo todas as vagas são de primeira entrada.

Os candidatos aos cursos técnicos serão submetidos a 30 questões de múltipla escolha. Quem vai concorrer às vagas dos cursos superiores fará uma prova com 50 questões, além da redação. A data prevista para a divulgação do listão com o nome dos aprovados é 28 de dezembro.

COTAS | Metade das vagas do Vestibular 2018.1 será oferecida pelo Sistema de Cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino. Esses candidatos são subdivididos entre os que têm renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e os que têm renda superior a essa faixa. Os candidatos também podem concorrer dentro das subcotas voltadas para candidatos que se autodeclarem pretos, partos ou indígenas e também às destinadas a pessoas com algum tipo de deficiência. Nos cursos de vocação agrícola, 25% das vagas de ampla concorrência destinadas a moradores da zona rural ou filho de agricultores.  

ACESSIBILIDADE | Aqueles candidatos com deficiência física, intelectual ou sensorial podem solicitar a aplicação da prova em condições especiais. A CVEST pode disponibilizar, por exemplo, um fiscal para marcação do gabarito, uma versão da prova com fonte ampliada, um ledor para prova ou mesmo um intérprete de Libras. Para realizar a prova em regime especial, basta apresentar requerimento, disponível no Manual do Candidato, e entregá-lo devidamente documentado com atestado médico contendo diagnóstico e CID (Código Internacional de Doenças), até dia 14 de novembro.

SEGUNDA ENTRADA | O edital do Vestibular 2018.1 não contempla as vagas para a segunda entrada. A previsão é de que sejam oferecidas 2.712 para o segundo semestre, sendo 2.328 para cursos técnicos e 384 para os cursos superiores. No primeiro caso, a seleção será feita através de um novo vestibular, a ser realizado no meio do ano. Já no segundo, o ingresso será via SiSU (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza a nota do Enem.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contanto com a Cvest pelo telefone (81) 2125-1724 ou pelo e-mail cvest2017@reitoria.ifpe.edu.br 

|CRONOGRAMA|

Inscrições | até 13 de novembro
Liberação do Cartão de inscrição | Liberação a partir de 27 de novembro
Retificação do cartão de inscrição | 27 e 28 de novembro
Prova | 10 de dezembro
Listão | 28 de dezembro

|VAGAS 2018.1|

Cursos técnicos
Integrado |
15 cursos e 1.347 vagas
Subsequente | 32 cursos e 2.034 vagas
Proeja | 02 cursos e 80 vagas

 Cursos Superiores
16 cursos e 615 vagas

TOTAL | 4.076 vagas