Início do conteúdo

Espaço do Estudante

Notícias para Estudante

Em meio a desafios, Institutos Federais chegam aos 14 anos de existência

Notícias - 29 de dezembro de 2022

A história da criação da configuração da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica como conhecemos atualmente completa, nesta quinta-feira (29/12), 14 anos. Os Institutos Federais se tornaram uma das mais robustas e importantes políticas de Estado de inclusão e acesso à educação pública, gratuita e de qualidade a partir de um modelo de ensino único, que atrai olhares…

IFPE divulga nota oficial sobre bloqueio orçamentário realizado pelo MEC

Notícias - 2 de dezembro de 2022

NOTA OFICIAL – Informamos que na última segunda-feira, 28/11, foi retirado R$ 1.806.694,32 da cota orçamentária do IFPE, o que correspondia ao total disponível do Instituto. A retirada do referido valor inviabilizava a emissão de Notas de Empenho voltadas às despesas discricionárias da instituição. A Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do MEC, através do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI),…

IFPE se solidariza com Centro de Formação Paulo Freire do assentamento Normandia e MST

Notícias - 16 de novembro de 2022

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) repudia veementemente os ataques antidemocráticos sofridos pelo Centro de Formação Paulo Freire do assentamento Normandia no último fim de semana. Na madrugada do último sábado (12/11), o Centro de Formação Paulo Freire, localizado no assentamento Normandia, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na zona rural de Caruaru,…

Bolsa Permanência 2022.1 Campus Jaboatão

Notícias - 8 de abril de 2022

Foi divulgado o Edital nº 15/2022, referente ao Programa Bolsa Permanência 2022.1 do IFPE-Campus Jaboatão dos Guararapes. A seleção é voltada para estudantes regularmente matriculados/as em pelo menos três componentes curriculares em cursos presenciais do IFPE, prioritariamente que tenham vindo de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e/ou em situação de…

Portal institucional em funcionamento

Notícias - 6 de abril de 2022

Depois de alguns dias de instabilidade, o Portal IFPE está novamente no ar. As equipes de Comunicação e Tecnologia da Informação da instituição trabalharam para restabelecer os serviços da melhor forma. Algumas informações ainda estão sendo atualizadas, mas os profissionais dos setores envolvidos estarão mobilizados para que a comunidade acadêmica e o público externo possa ter acesso a todas as…

Nota oficial sobre atividades de ensino

Notícias - 1 de setembro de 2020

O IFPE manterá o cronograma de atividades de ensino exclusivamente de forma remota. Como a liberação do Governo do Estado para as atividades presenciais de ensino foi divulgada somente nesta segunda-feira (31) e restrita aos cursos superiores, a Instituição iniciará as discussões com os seus campi sobre as possibilidades de retorno para esse nível específico de ensino. Essa decisão será…

Campus Paulista tem projeto aprovado em articulação Pró-Brumadinho

Notícias - 17 de abril de 2020

No dia 25 de janeiro de 2019, ocorreu a ruptura da barragem da Mina Córrego do Feijão, na cidade de Brumadinho-MG, que resultou em mais de 250 mortes e na contaminação do Rio Paraopeba. Esse desastre industrial e humanitário mobilizou a comunidade científica com o objetivo de acompanhar os impactos causados ao meio ambiente naquela região. Através do uso de…

CONIF divulga Nota Pública sobre o COVID-19

Notícias - 30 de março de 2020

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, composta pelos Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) e Colégio Pedro II, sempre pautou suas ações pela educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, tomada em seu conceito mais amplo. E assim tem sido em tempos de coronavírus. Desde o anúncio da pandemia no Brasil, a orientação institucional segue…

IFPE emite comunicado sobre matrículas do Sisu

Notícias - 18 de março de 2020

Em virtude da decisão das universidades que compõem o Consórcio Pernambuco Universitas e os Institutos Federais no Estado de Pernambuco (UPE, UFPE, UFRPE, IFPE, IFSertão-PE, UFAPE, UNICAP e UNIVASF) de suspensão das atividades acadêmicas presenciais no período de 16 a 31 de março, bem como da decisão do IFPE de modificação de seu funcionamento administrativo, em decorrência do Covid-19, comunicamos…

Reitoria divulga Nota Oficial sobre providências em relação ao Covid-19

Notícias - 14 de março de 2020

Tendo em vista os cuidados necessários à nossa comunidade em relação ao COVID-19, bem como em observância ao Ofício-Circular n”- 23/2020/GAB/SETEC/SETC-MEC, à Instrução Normativa n° 19, de 12 de março de 2020, do Ministério da Economia, e à Nota emitida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), além do atendimento às recomendações…

Nota Conif – COVID-19

Notícias - 12 de março de 2020

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), atento à declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) acerca do estado de pandemia causado pelo COVID-19 (novo Coronavírus) e às recomendações determinadas pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, vem esclarecer que: 1 – O Conif participará do Comitê Operativo de Emergência do…

Reitora divulga mensagem do dia internacional da mulher

Notícias - 8 de março de 2020

Um dia só não basta!  Um dia só não basta para lembrar milênios de patriarcado. Um dia só não basta para prescrutar o desperdício de tantos talentos e tantas vocações na esfera da vida feminina no âmbito do privado. Um dia só não basta para deslindar quantas mortes, lentas e rápidas, se deram nas mãos de homens bons e respeitáveis apenas porque as mulheres…

IFPE divulga comunicado sobre despesas de pessoal

Notícias - 20 de fevereiro de 2020

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta quinta-feira (20), um comunicado sobre despesas com pessoal ativo e inativo, benefícios e encargos a servidores e empregados públicos, pensões especiais e sentenças judiciais no ano de 2020. Clique aqui e confira o documento na íntegra. Compartilhar conteúdo: Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp

Nota em defesa da democracia e da autonomia dos Institutos Federais e Colégio Pedro II

Notícias - 16 de janeiro de 2020

Reunido em caráter extraordinário nos dias 15 e 16 de janeiro, em Brasília, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) aprofundou os debates sobre a Medida Provisória (MP) nº 914/2019, que altera o processo de escolha dos dirigentes das instituições federais de ensino, e torna público o seu posicionamento. O Conselho reconhece…

Nota do CONIF sobre a Medida Provisória nº 914/2019

Notícias - 26 de dezembro de 2019

Em 19 agosto de 2019, por meio de nota pública conjunta, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) manifestou-se em favor da nomeação dos gestores eleitos em processos democráticos, “por respeitar as escolhas das comunidades acadêmicas, cujos pleitos são realizados com transparência e de acordo com os ritos legais”. Em defesa desse…

Comunidade do IFPE elege novo reitor

Notícias - 28 de novembro de 2019

Professor José Carlos de Sá Júnior ficará à frente da Instituição durante o quadriênio 2020-2024. Também foram eleitos os/as diretores/as-gerais dos 16 campi

Comissão eleitoral divulga comunicado do SENAI

Notícias - 25 de novembro de 2019

A Comissão Eleitoral Central das Eleições IFPE 2019 divulgou, nesta segunda-feira (25), ofício nº 97/2019 – DIREG encaminhado pela Diretoria Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que trata do processo eleitoral do IFPE. Acesse o documento. Compartilhar conteúdo: Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp

Reitora divulga mensagem em homenagem ao dia do/a servidor/a

Notícias - 27 de outubro de 2019

Mensagem – Dia do servidor O termo “servir” traz em si mesmo uma força que transcende o ato de simplesmente atender e se reveste de um significado plural: compromisso, respeito, ética, envolvimento, simplicidade… Com base nesses princípios, sigamos firmes no propósito de bem servir, lutando sempre em prol dos nossos direitos como servidores públicos que somos. Parabenizamos todos os servidores…

“I Simpósio dos ODS em Pernambuco” mobiliza municípios e juventude

Notícias - 16 de outubro de 2019

A rede de instituições de Pernambuco comprometidas com a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas realiza, nas próximas quinta e sexta (17 e 18 de outubro), o “I Simpósio dos ODS em Pernambuco – nos Municípios e na Voz dos Jovens”. O evento, que será realizado no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, em Olinda, tem…

Reitora divulga mensagem em homenagem ao dia do/a professor/a

Notícias - 15 de outubro de 2019

Hoje é dia de Reafirmar que o/a Professor/a é fundamental ao desenvolvimento humanoCelebrar todas as conquistas individuais proporcionadas pelo conhecimento escolarNão esquecer as vitórias sociais apoiadas pelos profissionais de educaçãoDizer que sem educação não existe sociedade desenvolvidaReivindicar o papel do/a Professor/a na construção da soberania nacionalRelembrar que um País só se faz Nação na medida das políticas de educação Sem…

Cine Carimã exibe curta com participação de professores e egressos

Notícias - 11 de outubro de 2019

O Cine Carimã movimentou a noite da última quinta-feira (10) com a exibição do curta-metragem O menino que morava no som, de Felipe Soares. O filme foi produzido pela professora Priscilla Botelho e contou com o apoio institucional do IFPE, o que possibilitou o envolvimento de alunos e servidores na produção. A sessão do Carimã faz parte de um circuito de exibição em diversos campi, sempre com…

Última atualização em 29/01/2024

Fim do conteúdo