Gestores participam de trilha ecológica no Campus Vitória

Caminhada em área de Mata Atlântica na quarta (29) fez parte do projeto Reitoria Itinerante

Uma manhã dedicada à vivência da natureza e à reflexão. Foi assim que começou o expediente da última quarta-feira (29) para gestores e gestoras do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) que participaram de uma trilha ecológica em uma área de mata do Campus Vitória de Santo Antão. A atividade fez parte do projeto Reitoria Itinerante e antecedeu um encontro com docentes e servidores.

“Estávamos planejando este momento há algum tempo, e foi uma experiência muito rica para todos. Nós agradecemos todo o carinho e o acolhimento que o campus teve conosco, pensando em cada detalhe para que nós pudéssemos aproveitar ao máximo essa vivência”, comentou a reitora do IFPE, Anália Ribeiro.

A trilha possui 1,3 quilômetros e pode ser fita em uma hora e 50 minutos. Apesar de curto, o percurso possui subidas bastante íngremes, por isso, a equipe da Coordenação Geral de Produção (CGP) teve o cuidado utilizar alguns trechos alternativos e garantir um momento de descanso para os participantes, com direito à água e frutas.

À tarde, no auditório do prédio central, reitora, pró-reitores, gestores, docentes e técnicos administrativos se reuniram para tratar de ações relacionadas ao Plano de Ação 2017.

HISTÓRICO

A área do Campus Vitória em que está localizada o resquício de Mata Atlântica fica a aproximadamente 4,5 quilômetros do prédio central. A utilização do espaço para vivências pedagógicas teve início em 2011, com o professor Evandro Fonseca, que fez as primeiras trilhas com o projeto de extensão Trilhas da Natureza.

Recentemente a manutenção da trilha foi retomada, e o objetivo é que a realização de atividades na mata seja frequente. “Identificamos algumas árvores com o nome científico e nome popular, sinalizamos. A ideia é que ela possa ser utilizada não só pela comunidade do Campus Vitória, mas por estudantes das redes municipal e estadual”, explica José Carlos, coordenador-geral de Produção do campus.