Servidores do IFPE participam de curso de Planejamento Estratégico no Serviço Público

O curso é oferecido aos servidores por meio de uma parceria entre a Esaf e o Instituto, através do Departamento de Desenvolvimento e Qualidade de Vida (DDQV)

Entre os dias 12 e 14 deste mês, um grupo de servidores do IFPE participou do curso de Planejamento Estratégico no Serviço Público, promovido pela Escola de Administração Fazendária (Esaf). O curso – com carga horária de 24h – foi ministrado pelo professor Carlos José de Albuquerque, que orientou a turma nas aulas expositivas e trabalhos em equipe.

O curso é ofertado aos servidores por meio de uma parceria entre a Esaf e o Instituto, através do Departamento de Desenvolvimento e Qualidade de Vida (DDQV). Neste ano, também foram desenvolvidas outras atividades similares voltadas a áreas específicas do conhecimento que são fundamentais ao trabalho na Instituição.

À frente do DDQV, Marília Rique explica que os cursos de capacitação para os servidores do IFPE fazem parte de uma política prevista no Decreto nº 5707. “Os objetivos são melhorar a eficiência, eficácia e qualidade na prestação dos serviços ao cidadão, promover o desenvolvimento permanente do servidor público, bem como  adequar as competências requeridas dos servidores aos objetivos da instituição”, explica.

Para Marcos Eugênio, diretor de análise e desenvolvimento técnico do IFPE, o curso trabalhou a eficiência na utilização dos recursos institucionais, tanto no âmbito financeiro quanto de pessoas, com o fim de melhorar o fluxo do trabalho. “Participar das aulas foi importante no sentido de padronizar os modelos de construção, acompanhamento e controle do planejamento estratégico que podem ser adotados e aplicar os conhecimentos adquiridos em uma perspectiva que beneficie o IFPE”, pontua o gestor.