Você está aqui: Página Inicial > Campus > Afogados > Campus Afogados da Ingazeira abre temporada da Reitoria Itinerante de 2018

Campus Afogados da Ingazeira abre temporada da Reitoria Itinerante de 2018

O programa reforça a integração e a troca de experiências entre a reitoria e a unidade
por publicado: 22/03/2018 14h23 última modificação: 22/03/2018 14h28

O campus Afogados da Ingazeira recebeu, na tarde da última terça (20) e na manhã da quarta (21), mais uma edição do programa Reitoria Itinerante, que promove a visita da reitora Anália Ribeiro e da equipe de gestores e pró-reitores do IFPE às unidades da instituição distribuídas no estado. O objetivo é reforçar a integração e permitir a troca de experiências com o intuito de enfrentar os problemas encontrados, estreitando as relações com a comunidade do campus e organizando conjuntamente o planejamento para o ano de 2018.

O evento se iniciou com um momento de escuta dos servidores da unidade, retomando o projeto "Diálogos com a reitora". A comunidade destacou alguns pontos de melhoria, solicitando também esclarecimentos sobre questões como auditoria e pedido de obra de estacionamento, entre outras. Anália explicou a mudança na condição do campus, antes considerado expansão 2 e, a partir deste ano, pré-expansão, em que a base orcamentária passa a ser fundamentada no número de alunos, além de destacar os alinhamentos, processos de transição e transformações que se relacionam hoje com o orçamento do instituto. "A reitoria itinerante é um instrumento de trabalho extremamente importante para nós gestores sistêmicos porque ela aproxima, num diálogo sincero, por meio de uma roda de conversas, de forma muito aberta às perguntas e uma disposição de entender os processos do campus. Nós aproximamos a gestão sistêmica da gestão local e do exercício dos processos finalísticos, dos processos de apoio na ponta, onde as coisas acontecem", ressalta a reitora.

Além do encontro com os servidores, Anália, junto com o Diretor de Assistência Estudantil, se reuniu com os estudantes para esclarecer a relação de funcionamento entre os campi e a reitoria, além de solucionar algumas dúvidas e destacar a importância da construção do conhecimento por meio da pesquisa e extensão, incentivando os alunos a serem pesquisadores. "Procuramos apresentar um pouco de todas as possibilidades que eles têm ao ingressar nesse universo do IFPE, como também trazer algumas perspectivas dessa gestão do diálogo, que procura humanizar os processos de educação profissional", pontua Ribeiro. Simultaneamente a isso, a Prodin promoveu uma exposição das bases constitutivas do plano de ação aos servidores, os quais se reuniram posteriormente com os respectivos setores da reitoria e formaram grupos de trabalho para tratar da sistematização e da consolidação do planejamento do IFPE.

O Diretor Geral da unidade, o Prof. Ezenildo Emanuel de Lima, enfatizou a relevância de receber, pela segunda vez, a presença da Reitoria Itinerante no campus, o qual abriu a temporada do programa institucional em 2018. "É um momento para os servidores e discentes se aproximarem mais dos anseios da comunidade em relação às demandas da reitoria com os campus, nos colocando no estreitamento dos atos sistêmicos. A comunidade, a direção e a reitoria conversando todos juntos, com o mesmo propósito, que é a evolução da nossa unidade. Isso é muito gratificante, e espero que esse laço vá aumentando, e que essa dinâmica tenda a melhorar cada vez mais as nossas atividades", reforça Ezenildo.