Evento virtual debaterá racismo e representatividade negra no Brasil

Iniciativa do IFPE Afogados é aberta a estudantes de toda a rede de Institutos Federais

O IFPE Campus Afogados da Ingazeira está com inscrições abertas para o evento virtual “O X da questão”, que acontecerá nos dias 24 de junho, 1º e 8 de julho, com mesas redondas e resolução de questões do Enem sobre temas como racismo estrutural e representatividade negra no Brasil.

A atividade é aberta a estudantes de toda a rede dos Institutos Federais, preferencialmente os dos cursos integrados. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de junho, pelo site www.even3.com.br/xdaquestao2020/, por onde será disponibilizado o link para acompanhar a programação.

A iniciativa é do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI), em parceria com o Departamento de Pesquisa e Extensão (DPEX) e a Direção de Ensino do campus. Os participantes terão direito a certificado pós-evento.

Programação – No dia 24 de junho, acontecerá a mesa redonda “Eugenia e racismo estrutural no Brasil”, composta pelos professores do Campus Afogados: Alexsander Costa, mestre em Filosofia; Pablo Moura, doutor em Ciências Sociais; Aline Cardoso Doutora em Bioquímica e Jozadaque Souza (mediador).

Já no dia 1º de julho, haverá a resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, sobre racismo estrutural com os professores Alexsander Costa, Pablo Moura e Aline Cardoso.

No dia 8 de julho, será a vez da mesa redonda “A representatividade na literatura africana”, com as convidadas Lilian Lima Maciel, Mestre em Teoria Literária pelo Instituto de Letras e Linguística (ILEEL), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)  e Mariana Nascimento do Carmo, também mestre em Teoria Literária pela UFU. A professora do IFPE, Eurípedes Norberta Silva fará a mediação.