Você está aqui: Página Inicial > Campus > Afogados > Notícias > IFPE/Afogados promove encontro com professores da rede municipal

Notícias

IFPE/Afogados promove encontro com professores da rede municipal

A visita de professores ao campus objetivou firmar parcerias para projetos de iniciação científica
por publicado: 21/06/2018 14h39 última modificação: 21/06/2018 14h39

O campus Afogados da Ingazeira recebeu, na manhã da quarta (20), a visita de professores da área de ciências da rede municipal de ensino da cidade. O encontro surgiu de uma demanda da Secretaria de Educação por meio da Coordenação de Ciências do município, com o intuito de aproximar os professores de ciências do sexto ao nono ano com os docentes do IFPE, objetivando a realização de parcerias para projetos de iniciação científica e grupos de pesquisa, entre outras ações.

O evento foi iniciado com uma palestra conduzida por Andrea Dacal, Coordenadora da Pós- Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE, que apresentou o instituto aos professores, seguido de uma roda de diálogo para debater sobre áreas de interesse e como funciona o segmento de pesquisa do instituto. Posteriormente, foi realizada uma visita guiada aos laboratórios de Agroindústria, Microbiologia e Física. "É importante mostrar o instituto para esse público da região, porque inclusive os alunos do sexto ao nono ano serão os nossos alunos no futuro, e esses professores acabam tendo também condições de desenvolverem algum projeto e terem publicações junto com o IFPE", explica Andrea.

De acordo com Eliane Fernandes, Coordenadora de Ciências da Rede Municipal de Ensino, O IFPE tem um papel essencial na região, se tornando um parceiro em benefício de melhorias para a educação no município. "Estamos tentando fazer, entre nossos alunos e professores, que germine a ideia da iniciação científica, pois não se tem uma formação específica para isso. Conhecendo o ifpe, surgiu a ideia de dar o ponta-pé nesse processo da iniciação científica, unindo o eixo que a gente trabalha em ciências com sociedade e tecnologia através de associações em sala de aula", expõe Eliane.

O Diretor Geral do campus Afogados da Ingazeira, Ezenildo de Lima, reforça a importância dessa parceria: "É fundamental que a gente insira toda a comunidade dentro da nossa instituição, pois é mais uma maneira de fazer a integralização junto com a região do Pajeú. Esses professores do município que foram acolhidos pelo campus tiveram a oportunidade de entender como é que o instituto funciona e de como eles, enquanto educadores, vão preparar os seus alunos, que futuramente poderão fazer parte do IFPE e que são o nosso principal público".