Você está aqui: Página Inicial > Campus > Afogados > Notícias > IFPE-Afogados promoveu II Feira de Ciências e Inovação

Notícias

IFPE-Afogados promoveu II Feira de Ciências e Inovação

O evento objetivou divulgar e popularizar a ciência entre os estudantes do município
por publicado: 29/08/2018 12h42 última modificação: 10/09/2018 16h34
Aconteceu, entre os dias 29 e 31 de agosto, em Afogados da Ingazeira (PE), a II Feira de Ciências e Inovação. O evento tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Chamada MCTI/CNPq/SECIS n°24/2016, na qual a proposta do Prof. Luís Gomes e da Profª Denise Josino foi contemplada com recursos e executada em parceria com a prefeitura da cidade. Com o objetivo de divulgar e popularizar a ciência e a inovação no município, a feira contou com a exposição de diversos trabalhos de estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Na sexta aconteceu o encerramento, com a premiação de 3 projetos por categoria, os quais foram selecionados durante o evento por meio de avaliadores.

De acordo com o Diretor Geral do campus Afogados da Ingazeira, Prof. Ezenildo Lima, propostas como esta são de extrema importância para a região. "Além de despertar o interesse pela Ciência e Inovação dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Município, aproxima o IFPE da comunidade local, fortalecendo a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão", enfatiza Ezenildo. 

Presente no evento, a Secretária de Educação do Município de Afogados da Ingazeira, Veratânia Morais, relata que a qualidade da educação básica de Afogados tem crescido nos últimos anos, deixando a cidade entre as 10 melhores do Estado de Pernambuco. "Junto ao IFPE, temos várias ações que envolvem diretamente os alunos da educação básica da nossa rede. A Feira de Ciências e Inovação é uma delas. Essa ação traz efeitos significativos na vida dos nossos estudantes, possibilitando que os mesmos continuem acreditando no poder transformador da educação", ressalta Veratânia. 

A professora Andrea Dacal, Chefe do Departamento de Pesquisa e Extensão do campus Afogados da Ingazeira, reforça que projetos como este contribuem bastante para o despertar da ciência e da inovação entre os estudantes da região. " A feira tem como foco despertar o interesse pela investigação científica, propor novas alternativas para a solução de problemas cotidianos, além de estreitar os laços entre a comunidade local e o campus. Muitos destes estudantes que, durante estes 3 dias apresentaram os seus trabalhos na feira, farão parte da comunidade acadêmica do IFPEeste é o movimento natural. Desta forma, incentivar a construção do conhecimento interligado às dimensões da pesquisa e da extensão é uma das missões do IFPE", destaca Andrea. 

Paralelo à II Feira de Ciências e Inovação, foi realizada pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira, nos mesmos dias, a 12ª edição da Feira Interativa de Leitura e Conhecimento (FILCO), que apresentou à sociedade os trabalhos de leitura desenvolvidos pelos estudantes da Rede Municipal de Educação.