Você está aqui: Página Inicial > Campus > Barreiros > Cursos > Técnicos > Integrados > Alimentos > Perfil Profissional

Perfil Profissional

por Hugo Ferreira publicado 23/12/2015 16h52, última modificação 15/02/2017 18h12

O Técnico de Alimentos é o profissional de nível médio que planeja e coordena as atividades relacionadas à produção alimentícia, à aquisição e manutenção de equipamentos, orientando, acompanhando e controlando as etapas da industrialização de alimentos bem como  o tratamento de seus efluentes. O profissional responde tecnicamente por unidades, processos e produtos oriundos dos alimentos. Superviosina e realizada análises laboratoriais de controle de qualidade no tocante aos seus aspectos: físico-químicos, microbiológicos, sensoriais e toxicológicos, bem como em unidades de armazenamento e comercialização de alimentos.

É também o profissional apto a executar o processamento industrial, do recebimento e conservação da matéria-prima à comercialização dos produtos alimentícios, insumos e equipamentos. Está igualmente qualificado para utilizar instrumentos de análises de riscos de processos, de acordo com os princípios de segurança, de higiene industrial, controle fitossanitário, ambiental e destinação final de produtos. O técnico pode ainda aplicar soluções tecnológicas para aumentar a produtividade, participando de pesquisa para melhoria, adequação e desenvolvimento de produtos de origem vegetal e animal processos. 

Além disso, o perfil do Técnico em Alimentos exige uma sólida formação geral que contribua para o domínio dos conhecimentos científicos inerentes às técnicas e tecnologias necessárias ao desenvolvimento profissional, de modo a permitir sua inserção e permanência no mundo do trabalho. Requer também a capacidade de continuar aprendendo, adaptando-se com flexibilidade às mudanças da ocupação no mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências referentes ao gerenciamento do próprio aperfeiçoamento profissional e formação continuada, sendo capaz de produzir novos conhecimentos e participar como sujeito na vida social, política e cultural, de forma ativa, participativa e solidária, consciente do seu papel cidadão.