Você está aqui: Página Inicial > Campus > Belo Jardim > Notícias > IFPE Belo Jardim abre seleção simplificada para novos alunos

Notícias

IFPE Belo Jardim abre seleção simplificada para novos alunos

Inscrições gratuitas começam nesta quarta (14) e seguem até 23 de abril
por publicado: 13/04/2021 11h13 última modificação: 30/04/2021 13h38

O Campus Belo Jardim do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta terça-feira (13), o edital do Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de vagas remanescentes do Processo de Ingresso 2021.1, referente a cursos técnicos (Integrados e Subsequentes) e superior em Licenciatura em Música. As inscrições já começam nesta quarta (14) e seguem até 23 de abril, tanto pela internet quanto presencial.

A seleção simplificada tem o objetivo de preencher vagas remanescentes nos cursos técnicos Integrados em Agropecuária, Agroindústria e Informática para Internet,  nos curso técnicos Subsequentes em Agropecuária e Agroindústria e superior em Licenciatura em Música, considerando a inexistência de lista de espera de candidatos a esses cursos no Processo de Ingresso IFPE 2021.1 e a proximidade do início do semestre letivo, para que não haja prejuízo à vida acadêmica dos novos alunos e alunas.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas no período de 14 a 23 de abril, e podem ser feitas de forma on-line, através do preenchimento do formulário digital no link https://forms.gle/1Tr3eVTLtcXRfmqRA, ou de forma presencial, exclusivamente nos dias 14, 15, 22 e 23 de abril, das 8h às 11h e das 14h às 16h, na sala da Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE) do Campus Belo Jardim. Em ambos os casos, é necessário a seguinte documentação:

a) Para candidatos aos cursos técnicos Integrados: Cópia da Ficha Modelo 18 (Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Fundamental), obtida em estabelecimento de ensino reconhecido por Secretaria de Educação Estadual ou pelo MEC.

b) Para candidatos aos cursos técnicos Subsequentes: Cópia da Ficha Modelo 19 (Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio), obtida em estabelecimento de ensino reconhecido por Secretaria de Educação Estadual ou pelo MEC.

c) Para candidatos aos cursos de Licenciatura em MúsicaCópia da Ficha Modelo 19 (Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio), obtida em estabelecimento de ensino reconhecido por Secretaria de Educação Estadual ou pelo MEC e a submissão de um vídeo que servirá como Avaliação Específica em Música. Todos os procedimentos para gravação do material estão descritos no edital.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Sistema de cotas

Será implementada a reserva de 50% das vagas a candidatos(as) autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) ou indígenas e de pessoas com deficiência, egressos(as) da rede pública de ensino, levando-se em conta, também, a renda familiar bruta per capita. Para os candidatos e candidatas oriundos do campo. serão reservadas 25% das vagas de ampla concorrência (destinadas a pessoas não cotistas) para os cursos de vocação agrícola. Mais informações sobre o Sistema de Cotas e os formulários estão disponíveis no edital.

Procedimentos para a seleção

A seleção será por análise do histórico escolar. Para os cursos integrados, serão analisadas as notas referentes ao 6º, 7º , 8º e 9º ano das disciplinas de Língua Portuguesa ou Português e de Matemática ou disciplinas equivalentes. Já para os cursos subsequente e superior, serão analisadas as notas referentes ao 1º, 2º e 3º ano para as disciplinas de Língua Portuguesa ou Português e de Matemática ou disciplinas equivalentes.

Os(as) candidatos(as) inscritos(as) serão classificados(as) em ordem decrescente, considerando-se o seu coeficiente de rendimento nos componentes curriculares presentes na Ficha Modelo 18 ou Ficha Modelo 19, conforme o caso. O preenchimento das vagas obedecerá a esse critério de classificação.

Cronograma

O resultado preliminar está previsto para o dia 28 de abril, e o dia 29 será destinado à interposição de recursos. A previsão é que o resultado final da seleção seja publicada no dia 30 de abril, a partir das 12h.

As matrículas obrigatórias dos aprovados e das aprovadas serão nos dias 3 a 6 de maio. As aulas terão início no dia 10 de maio.

Em caso de dúvidas, os candidatos e as candidatas podem entrar em contato com a comissão do processo seletivo através do e-mail vestibularsimplicado2021@belojardim.ifpe.edu.br.

Confira abaixo o edital:

 

=> Edital 01/2021 - Processo Seletivo Simplificado (Retificado em 30/04/2021)