Você está aqui: Página Inicial > Campus > Belo Jardim > Notícias > Nota Oficial sobre o retorno das aulas de forma remota

Notícias

Nota Oficial sobre o retorno das aulas de forma remota

O Campus Belo Jardim, em consonância com os demais campi do IFPE, trabalha para retomar as atividades de ensino de forma remota.
por publicado: 28/08/2020 12h11 última modificação: 28/08/2020 12h20

O IFPE Campus Belo Jardim informa que a partir do dia 31 de agosto retomará, de forma remota, as atividades de ensino referentes ao primeiro semestre de 2020. A ação está em consonância com a Nota oficial à Comunidade publicada pela Reitoria do IFPE em 20 de julho de 2020 e consulta a sua comunidade acadêmica, além de ter  por base projeções de cenários em respeito às especificidades do Campus, aos diferentes níveis de ensino, à complexidade das disciplinas, à formação dos docentes nas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e, sobretudo, à situação física, mental e à capacidade de acompanhamento das aulas de cada estudante no formato de aula remota. 

Desde o dia 16 de março, quando as atividades presenciais e as aulas foram suspensas no IFPE devido à pandemia de Covid 19, o Campus Belo Jardim continuou dirigindo e acompanhando a manutenção dos seus serviços essenciais,  atuando de forma sistêmica em diferentes frentes para continuar promovendo a pesquisa, a extensão e o ensino, que não se restringem apenas à sala de aula. Nesse período, foram oferecidos cursos de extensão e cursos de formação inicial e continuada, congressos, seminários, palestras, mostras e oficinas, todos realizados de forma remota buscando uma aproximação com os estudantes e a comunidade.

O Campus Belo Jardim permanece mobilizado e atento às necessidades de sua comunidade. Todos os esforços institucionais estão sendo realizados para minimizar os impactos e responder aos desafios impostos à sociedade pela pandemia do coronavírus. Os servidores de diversas áreas continuaram trabalhando intensamente de forma remota ou até mesmo presencial, quando necessário e imprescindível para manutenção do funcionamento da instituição. 

Iniciativas solidárias estão sendo realizadas desde o início da pandemia, tais como doação de alimentos à comunidades carentes. A Comissão Local de Enfrentamento da Covid-19 também vem distribuindo mensalmente para os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos subsequentes e  PROEJA, kits alimentícios com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), totalizando 1217 cestas entregues até o momento.

A Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE) tem orientado os discentes e publicado comunicados frequentemente, atualizando o corpo discente e toda a comunidade sobre as ações e estratégias operacionais dos programas de assistência estudantil, tais como assistência psicológica, Bolsa Permanência, PIBIC (Técnico e Superior), PIBEX (Técnico e Superior) e Benefício Eventual, com os benefícios sendo ampliados para um maior número de estudantes possíveis.

O Departamento de Desenvolvimento Educacional junto com sua equipe multiprofissional vem promovendo constantemente reuniões com os discentes, líderes de turma, pais e responsáveis, onde estão sendo estabelecidas ações tais quais a sala virtual de apoio pedagógico, que conta com orientações para o estudantes para este período de atividades remotas, além de dicas de como lidar com as emoções no ensino remoto durante a pandemia e como usar o Google Meet e Google Classroom, além outros temas.

Foram realizados os mapeamentos das condições de acesso dos estudantes à equipamentos, internet e outras tecnologias, em busca de soluções que permitam o acesso pleno aos discentes em situação de vulnerabilidade. A partir deste mapeamento, será colocado à disposição dos estudantes 225 tablets educacionais, que serão emprestados aos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos subsequentes,  PROEJA e cursos superiores, de acordo com critérios estabelecidos em edital próprio. 

Há também a iniciativa do Programa de Conectividade, anunciado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Superior e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O IFPE está incluído no termo de referência divulgado pela RNP, cuja finalização permitirá a contratação de planos de dados para atendimento aos estudantes em situação de vulnerabilidade, tendo estas ações o objetivo de minimizar prejuízos no processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos.

Estamos ainda trabalhando na qualificação de docentes para operação de ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), através da realização de reuniões, encontros pedagógicos e jornadas pedagógicas para uma formação continuada, de onde surgiu a construção do calendário acadêmico 2020 de forma democrática, visando a inclusão dos alunos nas diversas atividades remotas.

O Campus Belo Jardim tem trabalhado intensamente para que possamos em breve ter um retorno presencial com garantias da saúde física e mental dos nossos alunos e servidores, data ainda não está definida. Objetivando a segurança sanitária em todos os ambientes da instituição foram elaborados um total de 22 protocolos em nível de IFPE, com a participação de profissionais de diversas especialidades. O Campus Belo Jardim tem empenhado esforços também nas aquisições necessárias para esse retorno, com a compra de mobiliário e equipamentos de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), máscaras, luvas, medidores de temperatura, dispensers e tapetes sanitizantes, a fim de preparar o retorno presencial com responsabilidade e segurança para todos, seguindo o determinado pelas autoridades sanitárias dos governos Federal, Estadual e Municipal.

No sentido de defendermos o princípio inegociável da universalidade da educação promovida pela instituição, o nosso compromisso com uma prática cidadã e inclusiva,  os possíveis cenários estabelecidos, a flexibilidade para que o calendário acadêmico seja adequado e construído, de forma a minimizarmos os impactos educacionais para nossos estudantes e avaliando as condições dos nossos alunos, docentes, técnico-administrativos, terceirizados e as características de nosso Campus, foi tomada uma decisão colegiada de iniciar o processo de retomada das atividades de ensino de forma remota. 

Todas essas ações atestam aquilo que professamos: que nenhum estudante do IFPE deve ser deixado para trás. A igualdade de condições de permanência e êxito é parte fundamental da identidade educativa de nossa Instituição. Desse modo, temos a certeza da inclusão dos estudantes nas oportunidades de acesso ao conhecimento.


Marcos Antônio Germano do nascimento
Diretor Geral do IFPE - Campus Belo Jardim

27/08/2020