Você está aqui: Página Inicial > Campus > Cabo > Assistência Estudantil > Programas

Programas

por clesia publicado 09/12/2015 13h48, última modificação 30/11/2022 11h59

Conheça os programas da Assistência Estudantil em curso no Campus Cabo de Santo Agostinho: 

 

  • Programa Manutenção Acadêmica (antigo Bolsa Permanência)

Visa contribuir com a permanência e êxito dos estudantes na Instituição, por meio de apoio financeiro para contribuir com os custos associados à educação (transporte, alimentação, moradia, creche, etc.). É destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e/ou social. O processo seletivo ocorre sempre no início de cada semestre, segundo edital específico.

  • Programa de Apoio à Participação em Eventos

Concede auxílio financeiro para inscrição, deslocamento, estadia e alimentação em eventos científicos ou tecnológicos no País e no exterior. O estudante poderá solicitar o benefício a qualquer momento do ano letivo, sempre com o máximo de antecedência possível.

  • Programa de Apoio a Visitas Técnicas

Auxílio financeiro para visitas técnicas de disciplinas de cursos do IFPE ou vinculados a Projetos Institucionais.O professor da disciplina que utilizará o benefício poderá solicitá-lo a qualquer momento do ano letivo, considerando que a solicitação seja realizada com o máximo de antecedência possível.

  •  Programa de Acompanhamento Biopsicossocial

Atendimento psicológico, orientação pedagógica e social e campanhas educativas voltadas a estudantes.  

  • Programa de Assistência ao Estudante do PROEJA

Auxílio financeiro a estudantes de cursos técnicos médio integrado, ofertados na modalidade de Jovens e Adultos, com o objetivo de contribuir com as despesas de transporte e alimentação.

  • Programa de Auxílio Financeiro

Auxilio financeiro aos estudantes cujas necessidades não foram alcançadas por meio de outros Programas ou em tempo hábil segundo os editais. Trata-se de um valor único, que pode ser repassado em qualquer período do ano letivo.

  • Programa de Benefício Eventual

Benefício financeiro concedido ao estudante para suprir necessidades temporárias de materiais de apoio ao desenvolvimento das atividades educacionais, tais como: óculos, aparelho auditivo, equipamento de proteção individual, fardamento profissional, entre outros. Este Programa também pode ser concedido nos casos de necessidades provenientes de nascimento, morte, situação de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública. O estudante poderá solicitar o benefício a qualquer momento do ano letivo.

  • Programa de Incentivo a Arte e Cultura 

Estudantes envolvidos em projetos institucionais ligados à arte e à cultura podem receber benefício financeiro para o desempenho de suas atividades. O programa também oferece ajuda de custo aos discentes para participação em atividades culturais, como cinema, teatro, museus, mostras, concertos, feiras, etc. A seleção leva em conta critérios socioeconômicos e portfólio de trabalhos prévios e habilidades, em um Edital específico.

  • Programa de Auxílio à Inclusão Digital

Visa à disponibilização de recursos tecnológicos - equipamentos e rede wi-fi - para viabilizar o acesso de estudantes em situação de vulnerabilidade a atividades acadêmicas remotas.

  • Programa Nacional de Alimentação Escolar

Durante a pandemia de coronavírus, a Lei 13.987/2020 possibilitou que os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destinados às instituições de ensino fossem utilizados na compra de kits de gêneros alimentícios a serem entregues às famílias dos estudantes da Educação Básica. A ação faz parte de um conjunto de iniciativas do Campus para diminuir os impactos da pandemia decorrente da COVID-19.

Informe-se na DAEE sobre os trâmites para solicitações dos auxílios.