Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Assistência Estudantil > Bolsas e Auxílios

Bolsas e Auxílios

por clesia publicado 09/12/2015 13h48, última modificação 06/02/2018 11h09

Bolsa Permanência

O Bolsa Permanência é um amplo programa de assistência aos estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais do IFPE que estejam em situação de vulnerabilidade social ou financeira. Ele foi criado para minimizar os efeitos das desigualdades socioeconômicas e oferecer igualdade de oportunidades no desempenho das atividades escolares/acadêmicas através da concessão de diversas formas de auxílio financeiro para o custeio de transporte, creche, alimentação, moradia, entre outras necessidades. 

A cada semestre são lançados editais para todos os campi do Instituto e todos os estudantes que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) estão aptos a receber bolsas. A análise é feita pela equipe da Diretoria de Assistência ao Estudante do IFPE (DAE) em conjunto com todos (as) assistentes sociais dos campi, levando em consideração questões como renda familiar (até um salário mínimo e meio), gênero, situação de moradia e trabalho, raça, etnia, incidência de doenças crônicas do meio familiar, entre outros fatores. 

Programa Auxílio Financeiro

Auxilio financeiro aos estudantes cujas necessidades ainda não foram alcançadas por meio de outros Programas ou em tempo hábil de outros editais. Valor único que pode ser repassado em qualquer período do ano letivo.

Programa Benefício Eventual

Benefício financeiro eventual ao estudante para suprir necessidades temporárias de materiais de apoio ao desenvolvimento das atividades educacionais, tais como: equipamento de proteção individual, fardamento profissional, óculos, aparelho auditivo, entre outros. Este Programa também pode ser concedido nos casos de necessidades provenientes de nascimento, morte, situação de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública. O estudante poderá solicitar o benefício a qualquer momento do ano letivo

Apoio | Participação em Eventos - Concede Auxílio financeiro para inscrição, deslocamento, estadia e alimentação em eventos científicos ou tecnológicos no País e no exterior.O estudante poderá solicitar o benefício a qualquer momento do ano letivo, considerando que a solicitação seja realizada com o máximo de antecedência.

Apoio | Visitas Técnicas - Auxílio financeiro para visitas técnicas de disciplinas de cursos do IFPE ou vinculados a Projetos Institucionais.O professor da disciplina que utilizará o benefício poderá solicitá-lo a qualquer momento do ano letivo, considerando que a solicitação seja realizada com o máximo de antecedência.

Assistência ao estudante do PROEJA - Auxílio financeiro a estudantes de cursos técnicos médio integrado, ofertados na modalidade de Jovens e Adultos. Duração: O período deste benefício compreende 10 meses do ano letivo.

Acompanhamento Biopsicossocial - Acompanhamento psicológico, orientação pedagógica e social, campanhas educativas.

Incentivo | Cultura e Arte - Estudantes envolvidos em projetos institucionais podem receber benefício financeiro para o desempenho de suas atividades. O programa também oferece ajuda de custo aos discentes para participação em atividades culturais, como cinema, teatro, museus, mostras, concertos, feiras, etc.

Incentivo | Esporte e Lazer - O programa oferece auxílio ao estudante-atleta para que ele possam se dedica ao treinamento esportivo e participar de competições.  Também pode ser concedida ajuda de custo para que os estudantes de forma geral possam se envolver em atividades ligadas ao esporte.