Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Assistência Estudantil > Serviços

Serviços

por Hugo Ferreira publicado 18/12/2015 20h48, última modificação 24/02/2017 08h40

Serviço Social - O Serviço Social basicamente trabalha com os projetos que buscam facilitar as condições de permanência dos estudantes nos cursos oferecidos pelo IFPE Campus Caruaru. Além disso, trabalhamos junto com o restante da equipe multiprofissional (psicólogos e pedagogas) para melhor atender aos alunos em suas demandas do ponto de vista social, psicológico e de aprendizado.

  • Realiza análises socioeconômicas para inserir os/as estudantes nos programas de Assistência Estudantil do Campus Caruaru, com o objetivo de facilitar a permanência dos alunos na instituição até que finalizem seus cursos.

  • Utiliza instrumentos técnicos responsáveis por propiciar maior aproximação da realidade dos estudantes do IFPE-Caruaru, como por exemplo: estudos e pareceres sociais, visitas domiciliares, entrevistas, dentre outros;

  • Atende, orienta, encaminha e acompanha estudantes, famílias, grupos e outros indivíduos no tocante aos direitos sociais;

  • Atende aos estudantes de forma respeitosa, observando suas particularidades, respeitando seu credo, raça/etnia, identificação de gênero, orientação afetivo-sexual, e aspectos subjetivos, numa dimensão de respeito à pluralidade de ideias e comportamentos, resguardando o sigilo profissional;

Qual o trabalho do Serviço Social do IFPE?

O Serviço Social trabalha com o objetivo de ampliar os direitos, de reconhecer e identificar a realidade social dos alunos para melhor atendê-los e acompanhá-los e não para restringir, cercear ou policiar os seus comportamentos e ações.

Serviço de psicologia - O serviço de Psicologia da instituição visa atender a toda comunidade discente e está inserido na equipe multidisciplinar, sob a coordenação da CAEE. Possui como objetivo principal auxiliar os estudantes na busca de autoconhecimento, de seu desenvolvimento individual, cognitivo, social e institucional, fazendo intervenções direcionadas a orientar o estudante na busca de estratégias que minimizem suas dificuldades acadêmicas e conflitos interpessoais, sob a ótica da promoção da saúde e da qualidade de vida. Desse modo, a intervenção busca o processo de acompanhamento continuado ao estudante, empenhando-se na melhoria da sua relação com a aprendizagem, do atendimento às suas necessidades cotidianas, constituindo-se, portanto, de um espaço de reflexão crítica de sua realidade.

O serviço de Psicologia desenvolve ações como: aconselhamento psicológico para auxiliar no processo de mudança/ melhoria de atitudes e comportamentos; promoção de habilidades de vida; atendimento individual ou em grupo; acompanhamento dos estudantes com necessidades específicas junto ao NAPNE; avaliação psicológica para detecção de sintomas, dificuldades e transtornos apresentados pelos estudantes; atendimento a estudantes, principalmente novatos, com o intuito de ajudar no processo de adaptação à escola e prevenir a evasão; participação em projetos da CAEE; orientação/educação profissional e sexual e aconselhamento a pais e responsáveis.

O atendimento é realizado através de agendamento com o psicólogo pelo estudante interessado, pelo próprio psicólogo quando da indicação de orientadores educacionais, assistentes sociais e demais setores da instituição ou mesmo quando da solicitação de pais e responsáveis.

O Serviço de Psicologia tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento psico-sócio-educacional dos estudantes do Instituto, de modo a facilitar a resolução de problemas e otimizar o desenvolvimento das potencialidades individuais na experiência educacional, em parceria com seus familiares e/ou responsáveis. Não se caracteriza como psicoterapia.

Caso haja necessidade de um acompanhamento mais sistematizado, o estudante será encaminhado para psicoterapia e/ou tratamento psiquiátrico em serviços disponibilizados na cidade e região.