Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Cursos > Técnicos > Integrados > Edificações > Perfil Profissional

Perfil Profissional

por Hugo Ferreira publicado 23/12/2015 16h52, última modificação 03/10/2016 11h05

TopografiaO Técnico em Edificações deve utilizar as formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao exercício da cidadania e à preparação para o trabalho, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Além de identificar a gênese, a transformação e os múltiplos fatores que interferem na sociedade, como produtos da ação humana e do seu papel como agente social.

Conhecer os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria e prática nas diversas áreas do saber, bem como ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, estabelecendo estratégias de solução e articulando os conhecimentos das várias ciências e outros campos dos saber, também faz parte do perfil profissional do Técnico em Edificações. 

Ao concluir o curso Técnico em Edificações após o estágio curricular, o egresso deverá apresentar um conjunto de competências que permitam a sua atuação na área, a saber:

1. Aplicar normas, métodos, técnicas e procedimentos estabelecidos visando à qualidade e produtividade dos processos construtivos e de segurança dos trabalhadores.

2. Analisar interfaces das plantas e especificações de um projeto, integrando-as de forma sistêmica, detectando inconsistências, superposições e incompatibilidades de execução.

3. Propor alternativas de uso de materiais, de técnicas e de fluxos de circulação de materiais, pessoas e equipamentos, tanto em escritórios quanto em canteiros de obras, visando à melhoria contínua dos processos de construção.

4. Elaborar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações hidráulicas e elétricas, com respectivos detalhamentos, cálculos e desenho para edificações, nos termos e limites regulamentares.

5. Supervisionar a execução de projetos, coordenando equipes de trabalho.

6. Elaborar cronogramas e orçamentos, orientando, acompanhando e controlando as etapas da construção.

7. Controlar a qualidade dos materiais, de acordo com as normas técnicas.

8. Coordenar o manuseio, o preparo e o armazenamento dos materiais e equipamentos.

9. Preparar processos para aprovação de projetos de edificações em órgãos públicos.

10. Executar e auxiliar trabalhos de levantamentos topográficos, locações e demarcações de terrenos.

11. Acompanhar a execução de sondagens e realizar suas medições.

12. Realizar ensaios tecnológicos de laboratório e de campo.

13. Elaborar representação gráfica de projetos.