Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Extensão > Programas

Programas

por clesia publicado 09/12/2015 13h44, última modificação 11/05/2016 11h22

Confira alguns dos Programas vinculados à Pró-Reitoria de Extensão:

1. Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX: O Programa Institucional de Bolsas de Extensão tem por objetivo contribuir para a implementação e o fortalecimento de Programas e Projetos, os quais, além de influírem na formação dos estudantes nos diferentes níveis de ensino do Instituto, promovem melhorias nas diferentes esferas sociais. Para oportunizar o desenvolvimento de ações de extensão em diferentes áreas do conhecimento, o PIBEX oferece bolsas mensais para orientadores e estudantes de nível técnico e superior. As normas para participação no programas estão estabelecidas no Regulamento Geral do Pibex. 

2. Programa Mulheres Mil: O Programa possibilita, através da formação profissional e tecnológica, a inclusão social de mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, promovendo a melhoria da qualidade de vida dessas mulheres e das comunidades nas quais estão inseridas.

3. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC: O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec – foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O Programa busca expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância, promovendo a melhoria da qualidade do ensino médio e do aumento de oportunidades educacionais para os trabalhadores.

4. Programa de Formação de Recursos Humanos – Petrobras: O Programa de Formação de Recursos Humanos – Petrobras busca incentivar o aprimoramento da qualificação de estudantes dos cursos técnicos dos Institutos Federais, despertando o interesse pelo trabalho de forma a minimizar a evasão escolar. O Programa estimula o desenvolvimento de pesquisas relacionadas às áreas de petróleo, gás, energia e biocombustível, proporcionando, assim, bolsas para os estudantes.