Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Campus Caruaru estreita diálogo com empresas da região

Campus Caruaru estreita diálogo com empresas da região

Reunião buscou oportunidades de estágio para estudantes do IFPE. Momento foi organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco.
publicado: 07/07/2016 19h09 última modificação: 07/07/2016 19h09

O campus Caruaru recebeu, nesta quinta-feira (07), representantes de empresas situadas na região para dialogar sobre a possibilidade de estágio para os estudantes do Instituto Federal. A reunião foi promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), que convidou os responsáveis pelas empresas para conhecer o perfil do profissional formado pelo IFPE.

Participaram do momento a Móvel Paz, IBB Botões e Acessórios Metálicos, GESSEPLAST Indústria e Comércio LTDA, Kikorum Jeans Wear, IACIL, além de docentes e gestores do Instituto. A FIEPE foi representada por Anderson Porto, Diretor da Unidade Regional Agreste, e Lutemberg Satana, Analista da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisa. Também esteve presente o diretor do Senai em Caruaru, Edson Simões.

Durante a reunião foi ressaltada a necessidade de diminuir a distância entre as realidades prática e acadêmica. Na ocasião o coordenador de Mecatrônica, Alexander Sena, lembrou que os Institutos Federais formam profissionais voltados para o mercado, próximos da cultura das indústrias. O professor Felipe Vilar, coordenador de Engenharia Mecânica, aproveitou para pontuar algumas habilidades dos alunos que são compatíveis com as necessidades da indústria.

Outra questão levantada pelas empresas foi a relação interpessoal dentro do ambiente de trabalho. Responsável pela Divisão de Extensão, a professora Rúbia Andrade indicou a importância da inclusão do tema como componente da formação geral dos estudantes e citou algumas ações já realizadas pelo campus para trabalhar o assunto.

De acordo com a Diretora-Geral do IFPE Caruaru, Elaine Rocha, algumas deliberações foram sinalizadas após a reunião. “Na próxima semana faremos visitas as empresas, seguidas por reuniões setoriais, começando pela área têxtil”, afirmou. A gestora também convidou os representantes para uma nova visita ao campus, momento em que a estrutura dos cursos será apresentada.