Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Campus Caruaru promove 1º Seminário Parceiros da Paz

Campus Caruaru promove 1º Seminário Parceiros da Paz

Evento aconteceu na terça-feira (13) e reuniu estudantes da rede pública e representantes de instituições parcerias.
por publicado: 14/06/2017 20h07 última modificação: 14/06/2017 20h07

O IFPE campus Caruaru promoveu nesta última terça-feira (13), no Sesi, o 1º Seminário Parceiros da Paz. O objetivo é estimular ações de enfrentamento da violência e incentivar os estudantes do IFPE e de outras escolas a serem protagonistas e agentes multiplicadores da paz social. A ação faz parte do Projeto de Extensão “Protagonismo Juvenil: Promovendo a Cultura de Paz, Educando para a Cidadania”, coordenado pela pedagoga Jane D’arc.

A abertura do evento contou com a apresentação de banda de pífanos, esquete teatral e músicas de capoeira realizadas por crianças e adolescentes que fazem parte do Centro Social São José do Monte, coordenado pela irmã Werburga Schaffrath. O espaço mantém uma série de iniciativas que beneficiam desde crianças a idosos, com atividades nas áreas de formação, artes, esportes e religião.

Em seguida, os alunos do primeiro período de Edificações fizeram uma apresentação musical.

No período da manhã, a mesa redonda de debates foi composta por representantes do IFPE, CONDICA, CONVIVA, Escola Legal, Centro Social São José do Monte, ICIA e Escola Elisete Lopes.

Para o jornalista do ICIA, Anderson Correia, é importante mostrar aos alunos o trabalho que a instituição desenvolve a fim de que, em um futuro próximo, eles possam se tornar voluntários e, consequentemente, fomentadores da paz. “Atualmente, cem crianças são atendidas, sendo vinte delas em processo de quimioterapia. O instituto é mantido por doações, porém, em breve, terá convênio com o SUS.”, destacou.

Durante a tarde, houve palestras com a doutora em Filosofia Jurídica com Foco em Direitos Humanos, Rita de Cássia Tabosa; a integrante do Coletivo Feminista e da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Caruaru, Joana Figueiredo, e da Secretária Executiva de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, Ana Cristina Dubeux.

Também ocorreram apresentações culturais desenvolvidas pelos estudantes da Escola Elisete Lopes, IFPE e Centro Social São José do Monte.

De acordo com Jane Darc, coordenadora geral do 1º Seminário Parceiros da Paz, o próximo passo será formar um Comitê pela Paz, composto por diversos atores da vida social, a fim de fomentar a paz. “Precisávamos resgatar as instituições caruaruenses para promover culturas de paz e cidadania. Precisávamos mostrar aos jovens o que essas instituições fazem e quais são os seus trabalhos. Após esse seminário, vamos formar o 1° Comitê pela Paz, para que todos os jovens da cidade de Caruaru possam atuar nelas. O IFPE dará formação continuada aos estudantes e parceiros.”, declarou.