Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Campus Caruaru realiza 2º Torneio Matxad

Campus Caruaru realiza 2º Torneio Matxad

O evento recebeu estudantes e servidores do Instituto, além do público externo, representado por familiares e alunos de escolas situadas na região.
publicado: 09/05/2016 12h58 última modificação: 09/05/2016 14h59

A segunda edição do Torneio Matxad no IFPE campus Caruaru superou as expectativas de público. Foram 108 participantes entre estudantes do Instituto, professores e técnicos administrativos, além do público externo, representado por familiares e alunos de escolas situadas na região. O evento também recebeu integrantes dos campi Garanhuns, Pesqueira e Vitória. Mais uma vez, o Matxad teve apoio da Academia Caruaruense de Xadrez, que cedeu pessoal de apoio e tabuleiros de jogos.

Após as sete rodadas, cada uma com duração de 10 minutos, o estudante do campus Garanhuns, Matheus Brandão, conquistou o troféu de campeão. Os seguintes participantes também foram finalistas: Haniel Laurentino, campus Garanhuns (2º lugar); Jonatthan Neves, campus Caruaru (3º lugar); Wlisses Guimarães, docente do campus Vitória (4º lugar); Irvin Alonso, parente de estudante (5º lugar). Segundo Rafael Rodrigo, presidente da Academia Caruaruense de Xadrez, as regras estabelecidas para o torneio foram as mais próximas possíveis de um campeonato oficial de xadrez.

O Matxad é resultado de um projeto desenvolvido por docentes do campus Caruaru, que é divido em três etapas. Fatores como contexto histórico do xadrez e suas regras são trabalhados na primeira fase. É na segunda parte que acontece o torneio, momento em que os participantes desenvolvem os elementos concentração, estratégia e raciocínio lógico. Na terceira fase assuntos como função do 1º grau, geometria analítica, probabilidade e análise combinatória são abordados através do xadrez.