Notícias
Estudantes de Caruaru conquistam medalha de prata na Jornada de Foguetes
Gabriela Cruz, Samuel Lucena e Brenda Giló, estudantes de Edificações (6º período/integrado) do Campus Caruaru, representaram o IFPE na XVIII Jornada de Foguetes, que aconteceu de 05 a 08 de novembro, em Barra de Piraí (RJ). O foguete construído pelos alunos do Instituto ultrapassou a marca de 95 metros de alcance no lançamento, o que conferiu ao grupo a medalha de prata. Já na categoria apresentação oral, os discentes ficaram em terceiro lugar entre as 43 equipes presentes. A Jornada reuniu grupos que participaram da Mostra Brasileira de Foguetes e que, na ocasião, alcançaram lançamentos acima de 100m.
Nesta sexta-feira (09) foi organizada uma cerimônia no campus para a entrega dos certificados, momento em que o grupo repassou aos demais alunos a experiência da Jornada. “Recebemos várias palestras e oficinas e isso foi muito importante para que a gente aprendesse na prática aquilo que funciona e o que não funciona. Foi incrível o que aconteceu lá, a gente aprendeu muito e voltamos com a intenção de motivar os estudantes do campus a participar dessa e de várias outras olimpíadas. No próximo ano vamos concluir o curso de Edificações, então agora queremos treinar as pessoas que vão ficar aqui para representar o IFPE nas próximas edições”, comentou Gabriela.
O professor de Física Nélio Ferreira destacou que desde o 4º período esses alunos estão participando da construção de foguetes e agora de bases de lançamento, aprimorando o protótipo. “Tivemos a grata satisfação de conquistar excelentes resultados. Nosso objetivo ao incentivar os alunos a participar das olimpíadas é fazer com que eles conheçam mais sobre si, identifiquem as áreas que possuem mais afinidade, na perspectiva de alavancar carreiras profissionais desde o Ensino Médio” afirmou o docente. “Existem diversas outras olimpíadas e vamos continuar incentivando nossos estudantes a participar das competições. São experiências muito relevantes para o aprendizado e para reforçar a disciplina e o comprometimento dos discentes”, destacou a diretora-geral do campus, Elaine Rocha.
A importância do contato com estudantes de outros Estados foi lembrada por Samuel Lucena. “O mais interessante foi a troca de conhecimentos que a gente teve com pessoas de vários lugares do Brasil, fez com que a gente melhorasse cada vez mais o que estávamos levando, que foi o foguete, a base”, declarou. Já Brenda aproveitou o momento para informar que na próxima semana o grupo fará uma demonstração do lançamento para os alunos do campus. “Queremos mostrar que o aluno do IFPE tem a capacidade de participar e de conquistar posições de destaque em competições nacionais”, destacou.