Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Grupo de Caruaru visa competir na Fórmula SAE

Notícias

Grupo de Caruaru visa competir na Fórmula SAE

Estudantes do curso de Engenharia Mecânica planejam participar da disputa na edição de 2020.
publicado: 20/05/2019 13h12 última modificação: 20/05/2019 13h13

Sete estudantes do curso de Engenharia Mecânica, oferecido pelo Campus Caruaru, criaram a Equipe IF1 Racing para representar o Instituto Federal de Pernambuco no Fórmula SAE Brasil, em 2020. A competição proporciona aos alunos a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula. A competição começou nos Estados Unidos em 1981, substituindo a versão anterior da Mini-Indy. No Brasil, a primeira edição ocorreu no ano de 2004. 

"Ter a oportunidade de participar da competição é emocionante, pois lá poderemos viver a experiência do que é trabalhar com carros de corrida, trocar conhecimento com outros estudantes, além de poder ter contato com grandes empresas do ramo automobilístico", comentou Eduarda Oliveira, capitã da equipe do IFPE Caruaru. O grupo do Campus é coordenado pelos professores Arquimedes Paschoal e José Manoel. 

Durante a competição, as provas envolvem subsistemas como powertrain, chassi, dinâmica veicular, aerodinâmica, freios, eletrônica e administração. Para participar da edição em 2020, os alunos do Campus pretendem estar com chassi e powertrain prontos até dezembro de 2019. 

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Competição