Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > MEC reconhece Bacharelado em Engenharia Mecânica do campus Caruaru

MEC reconhece Bacharelado em Engenharia Mecânica do campus Caruaru

Numa escala que vai de 01 a 05, o curso conquistou o conceito 03 (três), que representa qualidade satisfatória. Foram avaliados itens como organização didático-pedagógica e instalações físicas.
publicado: 27/05/2016 17h15 última modificação: 27/05/2016 19h24

O Bacharelado em Engenharia Mecânica do campus Caruaru acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A comissão avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) visitou o campus este mês e classificou o curso superior com o conceito 03 (três), que significa qualidade satisfatória, numa escala que vai de 01 a 05. São critérios de avaliação aspectos como organização didático-pedagógica,  instalações físicas e corpo docente, discente e técnico-administrativo.

Para o coordenador do curso, o professor Niédson Silva, o reconhecimento do MEC é importante tanto para o campus quanto para a sociedade. “Temos o primeiro curso de Engenharia Mecânica do interior de Pernambuco avaliado e reconhecido. Recebemos muitos elogios referentes às nossas intensas atividades, organização e laboratórios. A responsabilidade e, consequente, felicitação por esse desafio inicial cumprido está com todos os que compõem o curso, sejam docentes, técnicos administrativos ou discentes”, afirmou.

O coordenador também destacou a necessidade de superar as falhas, dar continuidade às atividades exitosas e seguir em frente com responsabilidade e competência. Em nota, a diretora-geral do campus, professora Elaine Rocha, comentou a conquista. “O reconhecimento do curso marca um momento de consolidação, bem como, análise crítica e conjunta das práticas e metas”, ressaltou. Confira abaixo a nota da Direção-Geral na íntegra.

Criado em 2012, o curso oferece à população do agreste pernambucano a oportunidade de estudar Engenharia Mecânica sem deslocar-se para outro Estado. O objetivo é formar profissionais com visão especifica sobre os setores de competência profissional, com ênfase em materiais, automação e controle, termofluidos, e automotiva. Entre os projetos de pesquisa desenvolvidos estão Bajagreste e Hórus AeroDesing. Ambos aplicam conhecimentos adquiridos ao longo do curso na criação de um veículo off-road e um protótipo de aeronave, respectivamente.

Nota da Direção-Geral:

É com imensa alegria que comunicamos o resultado da Avaliação in loco, realizada pelo e-MEC/INEP, ao Curso Bacharelado em Engenharia Mecânica – Campus Caruaru: Conceito 03 (Três). Uma vitória para um curso com apenas 4 anos de existência.

Parabéns a todos que participaram deste processo de construção de conhecimento direta e indiretamente:

Primeiramente, parabéns aos esforços, comprometimento e renúncias do coordenador do curso Niédson Silva, do vice-coordenador Diniz Júnior, bem como, da equipe do NDE (Alexander Sena, Elson Miranda e Fabio França), e ainda da secretária Dáfia Lima e das pedagogas Aliny Lira e Jane Beserra.

Ao professor Erick Viana por ter acreditado tanto no potencial dos servidores do Campus Caruaru quanto na Reitoria naquele momento, em 2011, de idealização do curso junto com os docentes desta casa de educação; Ao Sr. George Gaudêncio pela gestão ao longo dos 4 anos, junto com as contribuições importantes da DEN, DIPEX e DAP. Todos sem exceção!; À Reitoria pelo apoio irrestrito, principalmente advindos da PRODEN e CPA (essenciais e presenças fundamentais antes, durante e após a avaliação);

Aos nossos docentes que entenderam o momento rico desta avaliação e fizeram-se presentes dialogando, contribuindo. Precisamos ainda mais de cada um.

Aos bibliotecários pelo dia, noite e madrugada de trabalho e empolgação, e em nome deles estendo os agradecimentos aos demais setores.

Aos nossos alunos por terem acreditado em todos nós desde o início.

O reconhecimento do curso marca um momento de consolidação, bem como, análise crítica e conjunta das práticas e metas. Um marco! Uma oportunidade! Rumo a mais! Estamos juntos! Sigamos juntos!

Cordialmente,

Elaine Rocha