Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Procedimentos para Certificação do Ensino Médio através do ENEM 2016

Notícias

Procedimentos para Certificação do Ensino Médio através do ENEM 2016

Todo o processo deve ser feito digitalmente e não será cobrada taxa de emissão.
publicado: 19/01/2017 13h11 última modificação: 19/01/2017 13h24

O IFPE disponibilizou Edital com as regras para certificação de conclusão do Ensino Médio e emissão de declaração de proficiência com base nos resultados do Enem, edição 2016. Ambos devem ser solicitados e impressos de forma digital, através do site sistemas.ifpe.edu.br/sigeac. Será preciso informar o número do CPF. Não será cobrada taxa para emissão do certificado e da declaração. Cada certificado conterá uma chave única, que deverá ser informada para a verificação de autenticidade na página sistemas.ifpe.edu.br/sigeac/web/validacao/validar.php.

Interessados em solicitar a impressão do certificado pelo campus Caruaru devem abrir requerimento junto ao Protocolo, anexando cópia do documento de identidade e do CPF. O prazo para entrega do certificado impresso é de 20 dias, contados a partir da data de entrada do pedido.

Alguns requisitos são necessários para obter a certificação: ter solicitado a certificação com base no resultado obtido no ENEM, no ato da inscrição no Exame, indicando o IFPE como Instituição Certificadora; possuir no mínimo 18 anos completos na data da realização da primeira prova do Enem; atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento; e alcançar o mínimo de 500 pontos na redação.

Para solicitar a declaração parcial de proficiência também é preciso ter os dois primeiros requisitos citados acima, além de obter no mínimo 450 pontos nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias; mínimo de 450 pontos na prova objetiva na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e atingir o mínimo de 500 pontos na prova de redação.

A certificação digital do Ensino Médio pelo ENEM, no âmbito do IFPE, vale a partir da edição de 2014. Para certificação referente aos Exames de 2010, 2011, 2012 e 2013, é preciso comparecer ao campus para abrir processo (ver item 7 do Edital, que indica a documentação exigida).

Edital nº 06/2016 - Certificação do Ensino Médio com Base no Enem 2016

Saiba mais: ifpe.edu.br/o-ifpe/ensino/enem