O Campus
O Campus Caruaru faz parte da 2ª fase de Expansão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), como resultado do processo de interiorização da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Inaugurado em 27 de agosto de 2010, na presença do então Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, o Campus Caruaru veio ao encontro da vocação do município de Caruaru e da região circunvizinha para empreendimentos nos setores de comércio, serviço e indústria.
Os cursos técnicos em Edificações, Segurança do Trabalho e Mecatrônica foram escolhidos e aprovados em consulta pública com a sociedade civil da cidade de Caruaru, sintonizados com as necessidades de desenvolvimento local e regional. Inicialmente, o Campus ofereceu apenas a modalidade Subsequente dos cursos técnicos, em que estudantes já formados no Ensino Médio entram no IFPE para cursarem o ensino técnico ao longo de dois anos.
Em 2012, o Campus passou a oferecer os cursos técnicos também na modalidade Integrado com o Ensino Médio, em que, ao final de quatro anos, o estudante se forma ao mesmo tempo no Ensino Médio e em um curso técnico. No mesmo ano, foi criado o primeiro curso superior em Engenharia Mecânica do interior de Pernambuco, com duração de cinco anos.
O Campus Caruaru do IFPE também oferece à sociedade o curso pré-vestibular PROIFPE e cursos de qualificação profissional por meio de programas do Governo Federal, como Pronatec e Mulheres Mil. No 1º semestre letivo de 2017, o Campus tem cerca de 747 estudantes regularmente matriculados, contando com 97 servidores, sendo 55 docentes e 42 técnico-administrativos.