IFPE seleciona profissionais para atuarem no Programa Universidade Aberta do Brasil

Inscrições são abertas ao público e começam dia 09/05

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta segunda (18/04), dois editais referentes a processo seletivo simplificado de profissionais que atuarão no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na modalidade a distância, programa vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC).

As vagas disponíveis são para professor formador bolsista e para tutor a distância dos cursos de: Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Matemática e Especialização lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica.

Para ambas as seleções, as inscrições vão de 09 a 22 de maio e devem ser realizadas através do site: https://selecoes.ead.ifpe.edu.br/ . A taxa de inscrição é de R$ 30 para professor formador e de R$ 20 para tutor a distância. Quem tiver interesse na isenção dessa taxa, pode solicitá-la de 09 a 13 de maio, também pelo site: https://selecoes.ead.ifpe.edu.br/. O resultado da isenção sai no dia 17 de maio.

O resultado preliminar da seleção será publicado no dia 10 de junho. A interposição de recursos poderá ser feita no dia 13/06. Já o resultado final está previsto para o dia 15 do mesmo mês.

Entre os requisitos exigidos para professor formador, estão: ter formação acadêmica de nível superior de acordo com o curso selecionado e componentes curriculares apresentados no edital, e experiência de três anos no magistério superior ou de um ano no magistério superior com pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado. Além de oito vagas de preenchimento imediato, haverá a formação de cadastro de reserva para eventuais necessidades de convocações. A seleção se dará por meio de pontuação baseada na formação acadêmica, titulação, experiência profissional e voluntariado, de acordo com critérios dispostos no edital.

Já entre os requisitos exigidos para a tutoria a distância, estão: formação acadêmica de nível superior de acordo com o curso selecionado e componentes curriculares apresentados no edital, e experiência mínima de um ano no magistério do ensino básico ou superior. Além das seis vagas de preenchimento imediato, haverá a formação de cadastro de reserva para eventuais necessidades de convocações. A seleção se dará por meio de pontuação baseada na formação acadêmica, titulação e experiência profissional, de acordo com critérios dispostos no edital.

Para professor formador, o valor da bolsa será de R$ 1.100 ou R$ 1.300, a depender da experiência no ensino superior. Já o valor da bolsa para tutor a distância será de R$ 765.

Para esclarecer dúvidas, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail: selecoes@ead.ifpe.edu.br.

>> Confira os editais: