Funcionamento das atividades administrativas do IFPE

Documento trata dos encaminhamentos em relação às atividades essenciais, orienta sobre suspensão de atividades e determina outras ações

Funcionamento das atividades administrativas do IFPE

O Colégio de Dirigentes, os gestores da Reitoria e representantes de docentes da área de saúde do IFPE, em reunião realizada na presente data, ratificaram a decisão pela suspensão de atividades acadêmicas presenciais no período de 16 a 31 de março, assinada conjuntamente, em 15/03/2020, pelos Institutos Federais de Pernambuco e as universidades que compõem o Consórcio Pernambuco Universitas, uma vez que o objetivo dessa ação foi reduzir a circulação das pessoas, de modo a contribuir no combate à propagação do Coronavírus (Covid-19).

Além disso, a equipe gestora do IFPE definiu mais algumas medidas.

1. Manutenção dos serviços essenciais dos seguintes setores:

• Gabinete da Reitoria e dos campi
  • Pró-Reitorias, Diretorias Sistêmicas e Assessorias
  • Tecnologia da Informação
  • Protocolo Geral
  • Registro Acadêmico
  • Diretoria de Ensino
  • Coordenação de Produção
  • Diretoria de Administração
  • Coordenação de Gestão de Pessoas
  • Pesquisadores Institucionais

Obs.: O(a) gestor(a) responsável pela respectiva atividade deverá organizar o revezamento dos(as) servidores(as), e/ou a realização do trabalho remoto e/ou a modificação no horário e na frequência do trabalho, garantindo a manutenção dos serviços essenciais.

2. Suspensão de:

• Realização de eventos acadêmicos, científicos, esportivos e culturais
  • Viagens nacionais e internacionais
  • Atividades acadêmicas dos cursos, presenciais e a distância
  • Atendimento presencial ao público externo
  • Funcionamento dos serviços de biblioteca
  • Reuniões institucionais presenciais
  • Capacitações presenciais e participação em eventos em geral

3. Orientações específicas:

• Servidores(as) que se enquadram nos grupos de risco, conforme definição do Ministério da Saúde, devem permanecer em domicílio, realizando suas atividades remotamente, quando for o caso.
  • Servidores que tenham retornado recentemente de outros países ou estejam em áreas com contaminação comunitária deverão procurar serviço médico e enviar, via e-mail, as devidas comprovações à chefia imediata.
    • Caberá ao(à) gestor(a) de cada unidade observar os casos de outras atividades específicas que não podem ser interrompidas.
    • Servidores(as) ou estudantes em atividade de mobilidade acadêmica internacional devem entrar em contato, via e-mail, com a Diretoria de Gestão de Pessoas e a Assessoria de Relações Internacionais, respectivamente, para acompanhamento e orientação.
    • As atividades de estágio supervisionado e práticas interdisciplinares serão tratadas de acordo com as especificidades de cada campus.
    • Os(as) servidores(as) que realizarão as atividades presenciais estão dispensados(as) do ponto eletrônico de frequência, devendo registrar seu horário de trabalho excepcionalmente por meio do formulário de ocorrência.
    • Com relação aos(às) trabalhadores(as) terceirizados(as), devem ser observadas as diretrizes do Ministério da Economia, disponíveis no link: comprasgovernamentais.gov.br/index.php/noticias/1264-recomendcoes-covid-19-terceirizados

4. Outra providência:

• Até 18/03, serão instituídos comitês específicos para acompanhar o cenário e sugerir outros encaminhamentos.

Reiteramos que essas medidas estão em consonância com as orientações dos Órgãos competentes e representam um esforço da Instituição para não acentuar os efeitos do Coronavírus (Covid-19) no Estado, salvaguardando nossa comunidade acadêmica.

No caso de dúvidas, servidores(as) devem contactar a chefia imediata, e os estudantes, a Diretoria de Ensino. A situação será reavaliada constantemente e novas orientações poderão ser publicadas, exclusivamente, por nossos meios oficiais (portal IFPE e mídias sociais).