Você está aqui: Página Inicial > Campus > Garanhuns > Notícias > IFPE Garanhuns recebe licença acadêmica para uso de softwares voltados à Engenharia Elétrica

Notícias

IFPE Garanhuns recebe licença acadêmica para uso de softwares voltados à Engenharia Elétrica

Programas darão suporte a estudos sobre planejamento e operação de Sistemas Elétricos
por publicado: 23/06/2020 17h19 última modificação: 23/06/2020 17h31

A partir deste mês de junho, o Campus Garanhuns passa a ter licença técnica para o uso de softwares que darão suporte aos estudos de planejamento e operação de Sistemas Elétricos (Fluxo de Potência, Curto-Circuito, Transitórios Eletromecânicos, Qualidade da Energia). A licença acadêmica tem validade de cinco anos e é concedida pelo Departamento de Redes Elétricas do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL-DRE (ELETROBRÁS).

Com a licença o Campus Garanhuns passa a ter acesso às versões acadêmicas dos programas computacionais ANAREDE, ANATEM, ANAFAS, HarmZs, PacDyn, NH2 e FLUPOT. De acordo com o DRE, as versões acadêmicas têm as mesmas funcionalidades das versões de produção, tendo apenas pequenas restrições, porém suficientes para a realização de simulações de pequeno e médio porte.

O docente Wilker Azevedo, coordenador do Laboratório de Fontes, Renováveis, Instalações e Sistemas Elétricos (LAFIS), esteve a frente do processo de solicitação do licenciamento e destaca a importância das licenças. “Agradeço à Direção-geral pela sensibilidade e celeridade nos trâmites para obtenção do licenciamento acadêmico dos softwares, elemento diferencial na formação de Engenheiros Eletricistas em Sistemas de Potência, ferramentas de uso corrente de profissionais em concessionárias de energia, empresas de consultoria, geradoras e transmissoras de todo o país.”